A Uganda declarou um surto de ebola após um caso relativamente raro da cepa sudanesa ter sido confirmado no país, disse na terça-feira (20) a Organização Mundial da Saúde.
O escritório da OMS na África disse em uma declaração que o caso foi confirmado após testar uma amostra de um homem de 24 anos no distrito de Mubende no país.
Neste mês, autoridades da saúde ugandesas investigaram 6 mortes suspeitas no distrito. O Ministério da Saúde do país disse que o paciente de 24 anos morreu após apresentar sintomas.
“Essa é a primeira vez em mais de uma década que a Uganda está registrando a cepa sudanesa do ebola”, disse o Dr. Matshidiso Moeti, diretor regional da OMS para a África. “Estamos trabalhando de perto com autoridades da saúde nacionais para investigar a fonte desse surto”.
A última vez que a Uganda registrou um surto de ebola sudanesa foi em 2012, segundo a OMS. Pelo menos 17 pessoas morreram em 24 casos identificados, de acordo com o Centro de Controle e Prevenção de Doenças, o qual contribuiu para conter o vírus no país no leste africano na época.
Fonte: CNN