Drone gigante Sea Guardian da Costeira do Japão (NHK)
A Guarda Costeira do Japão introduziu um veículo aéreo não tripulado de um fabricante de aeronaves de defesa americano para fortalecer a vigilância dos navios suspeitos nas águas ao redor do país.
Publicidade
A operação com esse grande drone de vigilância chamado Sea Guardian começou na quarta-feira (19), para testes de voo programados para 150 horas.
Pode verificar e fotografar navios a uma altitude de 3 mil metros ou mais, e também pode detectá-los a noite, pois é dotado de raios infravermelhos.
Navio fotografado de noite (NHK)
Além disso, como medida de segurança, também tem a função de detectar outras aeronaves que se aproximam, com seu radar e evitar colisões automaticamente.
De acordo com a Guarda Costeira do Japão, além de poder voar continuamente por mais de 24 horas, é possível verificar as imagens em tempo real no solo, o que reduzirá a carga de trabalho dos oficiais, por isso deverá ser utilizado para a segurança e salvamento das águas territoriais.
“Espero que o Sea Guardian possa ser usado de forma eficaz, inclusive na resposta a acidentes e desastres marítimos”, disse o diretor da Guarda Costeira do Japão.
Esse veículo aéreo não tripulado é grande, com comprimento total de 12 metros e de 24 de largura.
Fontes: NTV e NHK