No mercado de câmbio de Tóquio, de terça-feira (18), o iene continua vendido com a visão de que os Estados Unidos continuarão a aumentar significativamente as taxas de juros. Assim, a taxa de câmbio ficou em 149 ienes por dólar.
No mercado de câmbio de Nova Iorque no dia anterior, além da visão generalizada de que os Estados Unidos continuarão a aumentar significativamente as taxas de juros, foi anunciado que quase todos os grandes cortes de impostos no Reino Unido seriam retirados nesse dia, por isso, a situação financeira piorou. A libra foi recomprada e o movimento de venda do iene para comprar o dólar fortaleceu.
Como resultado, a taxa de câmbio em relação à moeda japonesa caiu temporariamente para o nível de 149,079 ienes em relação ao dólar, marcando o nível mais baixo de depreciação do iene em 32 anos, como em agosto de 1990, ainda no período da bolha econômica do Japão, entre 1986 e 1991.
Além disso, a moeda japonesa depreciou-se temporariamente em relação ao euro para o nível médio de 146 ienes, marcando a primeira vez em cerca de 7 anos e 10 meses que o iene se depreciou em relação ao euro.
“Com a desvalorização ininterrupta do iene, há um crescente senso de cautela sobre a intervenção no mercado, com atenção à resposta do governo e do Banco do Japão”, disse uma fonte do mercado para a NHK.
O próximo grande marco, 150 ienes, está se aproximando, e o mercado está ficando mais cauteloso. Como a depreciação do iene e os preços crescentes estão aumentando a carga financeira sobre as famílias, há uma demanda crescente por medidas efetivas do governo e do Banco do Japão.
Fontes: NHK, JNN e Sankei