O Japão está determinado a iniciar a vacinação contra covid-19 para crianças entre 6 meses e 4 anos de idade, de acordo com reportagem da NHK divulgada nesta segunda-feira (24).
O Ministério da Saúde iniciará a distribuição de vacinas aos municípios nesta segunda-feira (24). Um distrito em Tóquio, Minato, oferecerá inoculações na terça-feira (25).
A vacina da Pfizer para esse grupo etário foi aprovada pelo ministério no início deste mês. A farmacêutica dos EUA que fabrica o imunizante havia solicitado autorização em julho.
Segundo funcionários do ministério, as crianças pequenas terão que tomar 3 doses, cada uma contendo um décimo daquela administrada a adultos. Eles também dizem que as 2 primeiras doses serão administradas com um intervalo de 3 semanas, e uma terceira com pelo menos 8 semanas após a segunda.
A Pfizer diz que ensaios clínicos foram conduzidos quando a variante ômicron era predominante e foi confirmado que a vacina foi 73.2% eficaz em prevenir infecção 7 dias após a terceira dose.
A farmacêutica também disse que efeitos colaterais incluíram febre de 38ºC ou mais e diminuição do apetite, mas a maioria deles foi de grau leve a moderado.
O ministério expandiu o programa de vacinação para incluir crianças entre 5 e 11 anos em fevereiro deste ano.
As vacinações não são obrigatórias, de acordo com o ministério, e a decisão deve ser tomada pelos pais.
Fonte: NHK