A polícia de todo o país está reprimindo as infrações de trânsito envolvendo bicicletas.
As principais infrações de trânsito cometidas por quem anda de bicicleta e que são alvo da fiscalização com multa são:
- pedalar na calçada (na cidade que ainda permite isso) sem reduzir a velocidade
- andar de bicicleta do lado direito na pista da rua ou avenida
- ignorar os semáforos vermelhos
- não parar onde há placa indicativa para fazê-lo (止まれ)
Há outras infrações como andar de bicicleta alcoolizado ou digitando/falando ao smartphone.
Até o momento, os usuários de bicicleta vinham recebendo uma advertência expressa por um bilhete amarelo. A partir de outubro receberão um bilhete vermelho ou 赤切符 (aka kippu).
Acidentes, incluindo os fatais, envolvendo bicicletas
De acordo com o Departamento de Polícia Metropolitana, 43,6% de todos os acidentes de trânsito em 2021 envolveram bicicletas, e mais de 78% das mortes e acidentes graves foram causados por bicicletas.
O número de acidentes envolvendo bicicletas subiu cerca de 2,5 vezes mais do que 5 anos atrás.
Em dezembro do ano passado, a bicicleta de um estudante do ginásio colidiu com um homem, de 75 anos, andando em uma calçada em Adachi-ku. Por causa do impacto, a vítima foi empurrada para a rua, foi atropelada por um caminhão e morreu.
No passado, acidentes graves desse tipo eram passíveis de sanções criminais, mas a partir de agora, mesmo que ninguém fique ferido, serão emitidos os bilhetes vermelhos e esses usuários de bicicleta serão tratados como réus de processos criminais se houver dolo que tenha causado um perigo específico.
Dependendo da gravidade se torna caso criminal
À luz do aumento de violações por pessoas que usam a bicicleta como meio de transporte ou lazer e também os entregadores de comida (Uber, Panda e outros) que aumentaram sensivelmente por causa da pandemia, a Agência Nacional de Polícia (NPA) instruiu as centrais de todo o país em janeiro deste ano a lidar com violações maliciosas como casos criminais.
O que é bilhete vermelho
É uma multa emitida no local de uma infração de trânsito. Em muitos casos, a pessoa precisa comparecer à delegacia de polícia e ser interrogada.
O resultado do interrogatório será enviado ao Ministério Público e a pessoa passa a ser tratada como suspeita de violação da Lei de Trânsito. Dependendo da gravidade vai a julgamento.
Se não cumprir ficará com a marca do antecedente criminal
Se a pessoa for tratada como infratora mais de 1 vez em 3 anos, será obrigada a frequentar um curso de condutora de bicicleta. O curso dura cerca de três horas e custa 5,7 mil ienes.
No entanto, se não participar desse curso, será multado em não mais de 50 mil ienes e passará a ter um registro criminal penal, ou seja, será uma pessoa com antecedente criminal.
Convém avisar os filhos
Os pais cujos filhos usam bicicleta para irem à escola ou por lazer devem avisá-los para respeitar as regras de trânsito, como uma das formas de evitar acidentes. O mesmo vale para os adultos que usam a bicicleta mesmo que seja ocasionalmente.
Fontes: Yomiuri e Moby