Polícia de todo Japão intensifica fiscalização dos usuários de bicicleta

Com o aumento dos acidentes envolvendo bicicletas, inclusive fatais, a polícia de todo o país começa a multar e tratar como caso criminal.

Pai e filha de bicicleta em ambiente urbano (Stockvault)

A polícia de todo o país está reprimindo as infrações de trânsito envolvendo bicicletas. 

Publicidade

As principais infrações de trânsito cometidas por quem anda de bicicleta e que são alvo da fiscalização com multa são:

  1. pedalar na calçada (na cidade que ainda permite isso) sem reduzir a velocidade
  2. andar de bicicleta do lado direito na pista da rua ou avenida
  3. ignorar os semáforos vermelhos
  4. não parar onde há placa indicativa para fazê-lo (止まれ)

Há outras infrações como andar de bicicleta alcoolizado ou digitando/falando ao smartphone.

4 infrações mais comuns (Yomiuri)

Até o momento, os usuários de bicicleta vinham recebendo uma advertência expressa por um bilhete amarelo. A partir de outubro receberão um bilhete vermelho ou 赤切符 (aka kippu).

Acidentes, incluindo os fatais, envolvendo bicicletas

De acordo com o Departamento de Polícia Metropolitana, 43,6% de todos os acidentes de trânsito em 2021 envolveram bicicletas, e mais de 78% das mortes e acidentes graves foram causados ​​por bicicletas.

O número de acidentes envolvendo bicicletas subiu cerca de 2,5 vezes mais do que 5 anos atrás.  

Em dezembro do ano passado, a bicicleta de um estudante do ginásio colidiu com um homem, de 75 anos, andando em uma calçada em Adachi-ku. Por causa do impacto, a vítima foi empurrada para a rua, foi atropelada por um caminhão e morreu.   

No passado, acidentes graves desse tipo eram passíveis de sanções criminais, mas a partir de agora, mesmo que ninguém fique ferido, serão emitidos os bilhetes vermelhos e esses usuários de bicicleta serão tratados como réus de processos criminais se houver dolo que tenha causado um perigo específico.

Dependendo da gravidade se torna caso criminal

À luz do aumento de violações por pessoas que usam a bicicleta como meio de transporte ou lazer e também os entregadores de comida (Uber, Panda e outros) que aumentaram sensivelmente por causa da pandemia, a Agência Nacional de Polícia (NPA) instruiu as centrais de todo o país em janeiro deste ano a lidar com violações maliciosas como casos criminais.  

O que é bilhete vermelho

É uma multa emitida no local de uma infração de trânsito. Em muitos casos, a pessoa precisa comparecer à delegacia de polícia e ser interrogada. 

Imagem ilustrativa de uma viatura de polícia (Wikimedia)

O resultado do interrogatório será enviado ao Ministério Público e a pessoa passa a ser tratada como suspeita de violação da Lei de Trânsito. Dependendo da gravidade vai a julgamento. 

Se não cumprir ficará com a marca do antecedente criminal

Se a pessoa for tratada como infratora mais de 1 vez em 3 anos, será obrigada a frequentar um curso de condutora de bicicleta. O curso dura cerca de três horas e custa 5,7 mil ienes.

No entanto, se não participar desse curso, será multado em não mais de 50 mil ienes e passará a ter um registro criminal penal, ou seja, será uma pessoa com antecedente criminal.

Convém avisar os filhos

Os pais cujos filhos usam bicicleta para irem à escola ou por lazer devem avisá-los para respeitar as regras de trânsito, como uma das formas de evitar acidentes. O mesmo vale para os adultos que usam a bicicleta mesmo que seja ocasionalmente.

Fontes: Yomiuri e Moby

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

CEATEC: começa no Japão uma das maiores feiras de alta tecnologia da Ásia

Publicado em 18 de outubro de 2022, em Sociedade

Visitantes no primeiro CEATEC presencial em 3 anos puderam ver equipamentos e serviços que atendem a estilos de vida do futuro.

A CEATEC será realizada até a sexta-feira (NHK)

Uma das maiores feiras de alta tecnologia da Ásia começou no Japão nesta terça-feira (18).

Publicidade

Visitantes no primeiro CEATEC (Combined Exhibition of Advanced Technologies) presencial em 3 anos puderam ver equipamentos e serviços que atendem a estilos de vida do futuro.

Cerca de 560 empresas e organizações do Japão e de outros países estão participando do evento na província de Chiba.

A Sharp está apresentando um sistema de verificação de saúde que quando uma pessoa fica em pé na frente dele, a pressão sanguínea e frequência cardíaca são exibidas em questão de segundos.

O carro conceito da Mitsubishi Electric emprega câmeras infravermelhas e sensores para monitorar a condição física dos ocupantes.

Ele sabe quando motorista adormece. Se um bebê é deixado no interior do veículo, o sistema notifica membros da família em seus celulares.

O veículo também pode emitir um alarme para buscar ajuda de pedestres.

Uma seção do evento promove o metaverso. Os visitantes podem participar de uma reunião em uma sala virtual ou ver a arte no teto de um prédio histórico.

A CEATEC será realizada até a sexta-feira (21).

Para mais informações, toque aqui.

Fonte: NHK

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Produtos Brasileiros no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Uninter - JAPÃO - Educação a distância
Life Card - cartão exclusivo para brasileiros