Um novo serviço chamado Cotra, que facilita a vida das pessoas no Japão, começou as atividades e foi apresentado na quarta-feira (12).
Os pagamentos e transferências de dinheiro – dentro do Japão – podem ser feitos gratuitamente neste momento, de formas fáceis, como usando apenas o número do telefone celular para um parente ou amigo. Nem é necessário saber se o receptor tem conta bancária para receber o dinheiro transferido.
Parece o Pix usado no Brasil
O Cotra é parecido com o sistema de pagamento instantâneo Pix usado no Brasil. Tem um limite de 100 mil ienes por operação sem saber os dados da conta bancária do beneficiário.
É muito útil para fazer uma simples e fácil transferência de dinheiro:
- para criar uma conta a fim de fazer vaquinha para a compra de um presente
- se o amigo pagou a sua parte da conta rachada entre o grupo, no bar, pode enviar o dinheiro na hora
- transferir um valor como presente para alguém querido
- pagar uma dívida
- pagar por um serviço de autônomo, etc.
O que os bancos ganham com o Cotra?
A empresa Cotra tem como acionistas os megabancos MUFG, Mitsui Sumitomo, Mizuho e Resona, por isso, dá tranquilidade para usá-lo.
Atualmente são 20 bancos pelos quais se pode efetuar a transferência, entre eles os mega e os regionais, de forma gratuita. Há programação para aumentar essa lista para 50 bancos, sendo que posteriormente as instituições bancárias definirão a tarifa para a operação de transferência.
Esse tipo de serviço reduzirá o custo de gerenciamento operacional das instituições financeiras.
Atualmente, são cobradas as tarifas quando se faz operações através dos caixas eletrônicos e nos guichês do banco, porque geram um elevado custo. Com esse tipo de serviço, as instituições bancárias poderão reduzir os guichês e também as ATMs no futuro, a fim de reduzir custos.
Assista ao vídeo em inglês para saber como funciona o Cotra.
Fontes: divulgação e FNN