O terremoto de magnitude 5 ocorrido em Ibaraki foi a causa de uma queda de energia elétrica na cidade de Utsunomiya (Tochigi), segundo a Tokyo Electric Power Company (TEPCO), às 18h04 de quarta-feira (9).
Mais de mil locais sofreram apagão e às 18h04 ainda restavam 510 pontos para o restabelecimento. Segundo a TEPCO a queda foi pontual na capital de Tochigi, sendo que Ibaraki, onde foi o epicentro, não foi afetada.
O terremoto que causou tremores de intensidade máxima 5, ocorrido às 17h40, poderá ter réplicas, informou a Agência de Meteorologia do Japão (AMJ).
Às 18h40 do mesmo dia a AMJ realizou uma coletiva de imprensa para explicar o mecanismo desse evento sismológico. “Ocorreu na fronteira entre as placas do Mar das Filipinas e do lado da costa, no ponto onde a atividade sísmica se tornou mais ativa após o Grande Terremoto do Leste do Japão“, disse a porta-voz.
Como há risco de outros terremotos da mesma escala, nos próximos 7 dias, a porta-voz da AMJ recomendou à população local que procure um local seguro para dormir, onde as coisas não caiam sobre o corpo, por medida de segurança.
Fontes: NTV e NHK