Uma torrente de ataques de mísseis por toda a Ucrânia matou várias pessoas na quarta-feira (23), incluindo um bebê, e deixou amplas áreas sem energia e água.
Várias regiões reportaram ataques russos em sucessão rápida e danos disseminados em infraestrutura crítica.
O mais recente ataque ocorreu horas após um com mísseis durante a madrugada em que as forças de Vladimir Putin destruíram uma maternidade no sul da Ucrânia, matando um recém-nascido de 2 dias.
Após o ataque em Vilniansk, perto da cidade de Zaporizhizhia, a mãe do bebê e um médico foram retirados com vida dos escombros.
Рятувальники ліквідовують наслідки ракетного удару по лікарні у м. Вільнянськ Запорізької області.
Загинула новонароджена дитина. Мама та лікар живі, їх вже деблокували.
Роботи тривають.
Деталі: https://t.co/vEsl7Bn0hf pic.twitter.com/j3hEMkgTei— DSNS.GOV.UA (@SESU_UA) November 23, 2022
Olena Zelenska, esposa do presidente Volodymyr Zelensky, escreveu no Twitter manifestando suas condolências.
“Dor horrível. Nunca esqueceremos e nunca perdoaremos”, disse ela.
O alvo a civis se acrescenta aos danos sofridos por hospitais na invasão que entra em seu décimo mês nesta semana.
Pacientes e funcionários têm estado na linha de fogo, incluindo um ataque aéreo em 9 de março que destruiu uma maternidade na cidade portuária de Mariupol.
A administração da cidade de Kiev disse que três pessoas morreram e outras três ficaram feridas após um ataque a um prédio de dois andares.
O prefeito Vitali Klitschko disse que uma das instalações de infraestrutura da capital foi atingida e que houve várias outras explosões em bairros diferentes. Ele acrescentou que fornecimentos de água foram afetados em toda a Kiev.
O prefeito de Kharkiv disse que a cidade estava sem energia e que todo o transporte público parou de funcionar. Lviv reportou ataques a uma subestação e vários bairros ficaram sem energia.
Muitos médicos estão trabalhando no escuro na cidade de Kherson, de onde a Rússia recuou há uma quinzena. “Máquinas de ventilação mecânica não funcionam, nem as de raio-X. Há apenas um aparelho de ultrassom portátil e o carregamos constantemente”, disse um cirurgião em um hospital infantil.
Várias unidades foram fechadas na planta nuclear de Pivdennoukrainsk no sul da Ucrânia na quarta-feira (23) devido a uma perda de energia durante ataques aéreos.
Mais da metade da Moldávia está sem eletricidade. “Apagões massivos após o ataque de hoje da Rússia sobre infraestrutura de energia da Ucrânia”, disse o vice-primeiro-ministro Andrei Spinu no Twitter.
Enquanto isso, o Parlamento Europeu apoiou uma resolução classificando a Rússia como uma patrocinadora estatal do terrorismo em um voto de 494-58 com 48 abstenções.
Fonte: Metro UK