Autoridades locais na cidade de Gifu (província homônima) estavam em alerta máximo no domingo (6) quando 460 mil pessoas, mais do que a população local, seguiram para um festival a fim de ver um superstar japonês vestido como senhor de guerra conduzindo um cavalo.
O Gifu Nobunaga Festival ocorreu sem grandes problemas, embora 3 mulheres tenham sido levadas para o hospital com ferimentos leves. Medidas rigorosas de controle de multidão estavam em curso.
O festival de 2 dias, que começou no sábado (5), culminou no domingo com um desfile de pessoas vestidas como samurais, liderado pelo ator Takuya Kimura montado a cavalo e vestido como o senhor de guerra do século 16 Oda Nobunaga, que unificou metade das províncias do Japão sob seu reinado.
Kimura, membro do grupo japonês pop SMAP, ativo entre 1988 e 2016, participou de uma coletiva de imprensa em Gifu após o festival e disse: “Estou muito feliz por termos conseguido realizar o desfile com segurança sob circunstâncias controladas. Estou agradecido”.
O festival começou em Gifu no ano de 1957 para homenagear Nobunaga, o qual dizem ter contribuído para o desenvolvimento da cidade.
O modelo original era um desfile realizado em 1953 para comemorar o 400º aniversário da entrada de Nobunaga ao Castelo de Inabayama, conhecido depois como Castelo de Gifu.
Kimura representou Nobunaga no festival deste ano porque o superstar atuará como senhor de guerra no filme “The Legend & Butterfly” que será lançado no Japão em janeiro de 2023.
https://www.youtube.com/watch?v=wJToS9kVUGo
Fonte: Mainichi