Forte terremoto de magnitude 7,5 em Tonga

Ocorreu um forte terremoto em uma das ilhas de Tonga e foi emitido alerta da possibilidade de tsunami no Oceano Pacífico.

O ponto em laranja é o hipocentro do forte terremoto (USGS)

O Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) informou sobre a ocorrência de um forte terremoto, de magnitude 7,5, em uma das ilhas de Tonga, a 220km de Neiafu, na sexta-feira (11).

Publicidade

O forte terremoto ocorreu às 20h49 no horário local ou 19h40 no horário Tóquio. O hipocentro foi a uma profundidade de 10km.

Segundo o Tsunami Warning Service, dos Estados Unidos, há possibilidade da ocorrência de um tsunami até uma distância de 300 quilômetros do epicentro, no Oceano Pacífico.

Até o momento – 20h20 – não há notícia de danos humanos e materiais.

Fontes: UGSC e US Tsunami

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Diretrizes do governo para a 8.ª onda de infecção do coronavírus

Publicado em 11 de novembro de 2022, em Sociedade

No momento o governo não considera as medidas restritivas, mas há uma preocupação com as festas de confraternização e feriado de fim/começo de ano.

Imagem ilustrativa de coronavírus (Public Domain Pictures)

Com os aumentos observados em diversas províncias, é possível que o Japão tenha entrado na 8.ª onda de infecção pelo coronavírus.

Publicidade

Em Hokkaido, foi registrado um cluster de infecção em um hospital público, com 100 pessoas testadas positivo. Isso causou a interrupção de cirurgias e atendimento médico de pacientes que não estão se tratando da covid.

Essa situação em Hokkaido, que amargou os piores números desta epidemia por 2 dias consecutivos esta semana, é parecida com o que aconteceu em Okinawa, na 7.ª onda de infecção.

Em meio a essa situação, a equipe da comissão do Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar do Japão (MHLW) se reuniu na sexta-feira (11), para discutir as diretrizes do governo em relação à 8.ª onda de infecção pelo coronavírus.

Em relação à medida de restrição, se os números aumentarem na 8.ª onda, o governo passou a responsabilidade para os governadores das províncias decidirem se irão solicitar que as pessoas evitem sair ou não.

Se a infecção atingir o mesmo nível do pico da 7.ª onda ou ultrapassá-lo, será emitida uma nova declaração para fortalecer as contramedidas, por parte do governo do país. Assim que a declaração for emitida, será possível pedir às pessoas que se abstenham de sair para locais com aglomeração, onde há alto risco de infecção.

Além disso, se a propagação da infecção progredir, poderá ser emitida uma declaração de emergência médica. Nesse caso, se pode considerar solicitações mais contundentes, como reduzir a frequência ao trabalho (mais home office), abster-se de viajar para visitar a terra natal e pedidos para adiar os eventos.   

O final do ano está se aproximando, época em que as pessoas costumam se movimentar para visitar os familiares ou viajar a lazer, já que o feriado é prolongado, e o que poderá acontecer até lá ainda não se sabe.

O governo pretende tomar medidas preventivas à propagação mas quer manter as atividades socioeconômicas.

Como a época de bonenkai, as tradicionais festas de confraternização de final de ano se aproxima, o governo pediu para que os restaurantes continuem adotando as medidas básicas de prevenção.

Fontes: NHK e FNN

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!