O governo da província de Hiroshima comunicou, na terça-feira (15), que foram confirmados os dois primeiros casos das subvariantes BQ.1 e XBB.
Uma pessoa que reside na cidade de Kure, na faixa dos 60 anos, teve confirmação da subvariante XBB, a qual não tem histórico de viagem para o exterior, mas para outra província sim.
Em relação à outra pessoa com confirmação da sublinhagem da ômicron, BQ.1, não há informação se viajou para exterior ou não.
Como a vacina não é considerada eficaz contra essas subvariantes, o governo da província está aumentando a vigilância, temendo uma rápida disseminação no final do ano, quando aumenta o número de pessoas indo e vindo.
4 mil novos casos por dia?
O governo da província de Hiroshima tem uma previsão de que na próxima semana o número médio de testados positivo por dia possa chegar a 4 mil casos.
O número de pacientes internados para tratamento da covid também deve aumentar e, no dia 21, o sistema médico de internação será definido como fase 4 das 6 etapas e o governador irá aumentar o número de leitos.
Se a situação piorar, passando para a fase 5, o governo local poderá emitir a Declaração de Emergência Médica. Nesse caso, poderá solicitar restrições às saídas para os restaurantes e bares e também abster-se de viajar para fora da província.
Fontes: Chugoku Shimbun e FNN