O Ministério da Saúde do Japão garantiu na terça-feira (22) o uso de emergência de um medicamento contra covid-19 desenvolvido pela Shionogi.
Ele se tornará o primeiro tratamento oral produzido na nação para pacientes com sintomas leves. Espera-se que o medicamento esteja disponível para uso no início de dezembro.
O ministério diz que o Xocova é eficaz em acelerar a recuperação dos sintomas. De acordo com dados divulgados pela Shionogi do estágio final de seus ensaios clínicos em setembro, pacientes que tomaram o medicamento uma vez por dia durante 5 dias seguidos se recuperaram de sintomas como coriza e febre em 7, ao invés de 8 dias. Uma queda na carga viral também foi reportada.
O ministério assinou um contrato com a Shionogi para fornecer os medicamentos para 1 milhão de pessoas.
Em antecipação a uma nova onda de infecção, o medicamento provavelmente será fornecido a hospitais e clínicas o mais rápido possível e o fluxo deve ser estável porque o medicamento é produzido no Japão. Crianças com idade inferior a 12 anos e gestantes não poderão usá-lo.
O Xocova é o primeiro medicamento que recebeu aprovação de emergência em um sistema estabilizado em maio. Qualquer companhia que recebe aprovação de emergência para seu medicamento deve solicitar aprovação regular posteriormente.
Fonte: Asia Nikkei