O Ministério da Saúde do Japão decidiu permitir que o público compre kits de teste de antígeno que podem verificar simultaneamente coronavírus e influenza sazonal.
A decisão foi tomada pelo ministério durante uma reunião de um painel de especialistas na segunda-feira (28).
Atualmente, kits de teste de antígeno tanto para covid-19 como para influenza estão disponíveis apenas para instituições médicas.
Contudo, em meio a uma possibilidade de epidemia simultânea, pedidos vinham aumentando por um sistema que permite testagem em casa para evitar que instalações médicas fiquem sobrecarregadas.
Durante a reunião de segunda-feira, alguns especialistas disseram que o uso do kit de teste duplo é eficaz quando empregado para autodiagnóstico.
Outros enfatizaram a necessidade de instruir o público sobre como coletar amostras de forma apropriada e o que fazer quando eles testam positivo para o coronavírus ou influenza.
O ministério decidiu permitir que farmácias e lojas online vendam os kits de teste na condição de que os fornecimentos sejam priorizados para instituições médicas.
Teste de antígeno é menos preciso do que o PCR (reação em cadeia da polimerase) quando a quantidade de coronavírus nas amostras é pequena.
O ministério planeja estabelecer diretrizes para fabricantes de kits de teste, lojas e pessoas que compram os produtos.
Fonte: NHK