Mortes por Covid diminuíram cerca de 90% globalmente desde fevereiro deste ano, em um sinal de que o mundo está finalmente ganhando a luta contra a pandemia.
Houve 9,4 mil fatalidades em decorrência do vírus na semana passada comparadas com mais de 75 mil a cada 7 dias no início de fevereiro. O número também é o mais baixo desde que o coronavírus começou a tomar potência em março de 2020.
Chefes da Organização Mundial da Saúde (OMS), que compilaram os dados, disseram em uma coletiva de imprensa que os números eram uma “causa de otimismo” e mostraram que o mundo havia “percorrido um longo caminho”.
Mas eles insistiram que o atual número de mortes ainda era muito e mantiveram que a Covid “ainda era uma pandemia”.
Os EUA estão registrando o maior número de mortes por Covid do que qualquer outra nação, a 2 mil, a cada 7 dias em média, e o terceiro maior número de casos por semana.
Mas as contagens de mortes e casos são massivamente distorcidas pelo número de testes realizados.
A OMS também reportou 2,1 milhões de casos de Covid globalmente na semana passada, queda de 88% dos cerca de 18 milhões no início de fevereiro.
A agência de saúde não tem uma definição rígida e rápida para quando a pandemia deveria ser declarada encerrada.
A China ainda usa lockdowns brutais para reduzir a propagação do vírus, mostrando que enquanto grande parte do Ocidente está aprendendo a conviver com o vírus, alguns países ainda estão enfrentando dificuldades para se adaptar.
Quando o vírus surgiu pela primeira vez, as pessoas não tinham proteção natural contra a doença.
Mas com o advento de vacinas contra Covid e número de infecções crescente, uma parede de imunidade foi construída contra o coronavírus.
Fonte: Mail Online