O alimento mais popular vem sofrendo aumento de preços consecutivamente, chegando ao nível mais elevado pela primeira vez em 9 anos.
Um pacote de ovos grandes pode ser visto nos supermercados por ¥220 e se for de tamanho M, de casca com a cor avermelhada, chega a ¥230. Em menos de um mês teve aumento de 10 ienes.
Esses aumentos afetam os restaurantes que servem pratos à base desse alimento e piora a situação das confeitarias que produzem bolos para as festas de Natal e Ano Novo.
Segundo a JA dos ovos, o preço de mercado em Tóquio na segunda-feira (21) é de 265 ienes por quilo de tamanho M. É a primeira vez em 9 anos que chega a esse preço.
Dois motivos fazem subir os preços dos ovos
Hiromichi Akiba, presidente dos supermercados Akidai explica os motivos: “Grande parte da ração é importada e o custo dela quase dobrou. A gripe aviária também é prevalente. Devido a esses dois fatores os preços estão disparando”.
Shigeru Shimizu, dono da granja que leva seu nome, a qual tem produção diária de 13 mil ovos, explicou que mais da metade dos grãos colocados no misturador para produzir a ração para alimentar as galinhas é milho importado dos Estados Unidos. Comparando com o preço de 2 anos atrás dobrou, pois se pagava 35 mil ienes por tonelada. Agora custa 70 mil ienes.
No ano passado, o custo da ração era de cerca de 3,5 milhões de ienes por mês, mas este ano aumentou para 5 milhões de ienes, e um dos motivos é a situação na Ucrânia.
Em dezembro os preços dos ovos deverão subir ainda mais
Por causa dessa situação há donos de granjas que estão desistindo da atividade por correrem o risco de falência e até de perderem suas casas para o banco. Ou seja, terão menos dívida se desistirem logo.
Segundo o Ministério da Agricultura, Florestas e Pescas do Japão (MAFF), desde o final de outubro já foram constatados 13 casos de gripe aviária, o que levou ao abate de 2,71 milhões de aves.
De acordo com um grande distribuidor de ovos, para todo o país, os preços deverão continuar subindo em dezembro, quando há aumento da demanda.
Fonte: ANN