A Toyota Motor anunciou na terça-feira (1.º) os seus resultados financeiros do segundo trimestre do ano fiscal que termina em 31 de março de 2023.
A receita operacional, de abril a setembro, que corresponde às vendas, foi de 17,709 trilhões de ienes devido ao efeito do enfraquecimento da moeda japonesa e também das fortes vendas no exterior, como China e países do Sudeste Asiático. Esses números traduzem um aumento de 14,4% em relação ao mesmo período do ano anterior.
No entanto, o lucro final foi de queda de 23,2% em relação ao mesmo período do ano passado. Essa diminuição aconteceu pela primeira vez em dois anos. O lucro final foi de 1,171 trilhão de ienes, ficando aquém do estimado.
Impacto das matérias-primas e semicondutores
Segundo a Toyota Motor, os lucros caíram devido ao aumento dos custos, principalmente das matérias-primas, como ferro e metais preciosos, além dos de apoio aos fabricantes que aumentaram os encargos.
O volume de produção anual foi revisado, reduzindo de 9,7 milhões de unidades para 9,2 milhões, levando em conta o impacto da escassez de semicondutores e outros fatores.
Por outro lado, a previsão de lucro para o ano fiscal encerrado em março de 2023 foi revisada, aumentando o total de vendas para 36 trilhões de ienes (anteriormente 34,5 trilhões de ienes), em parte devido ao impacto da deterioração da moeda japonesa. A previsão de lucro final de 2,36 trilhões de ienes permanece inalterada.
Fontes: divulgação, Mainichi e NHK