Uma pesquisa do governo revelou que aeroportos em todo o Japão estão enfrentando uma escassez grave de pessoal de inspeção de segurança em meio a uma recuperação nas viagens aéreas.
Uma pesquisa realizada pelo Ministério dos Transportes mostra que o número desses funcionários caiu de 7,4 mil em abril de 2020 para 5,6 mil em setembro de 2022, o que significa uma redução de 1,8 mil pessoas, ou cerca de 25%.
Mesmo antes da pandemia de coronavírus, o ambiente de trabalho de funcionários de segurança em aeroportos estava sob análise cuidadosa por baixos salários e horas irregulares.
Uma queda acentuada em viagens aéreas devido à pandemia levou muitos desses funcionários a deixarem o emprego, contudo preencher as vagas tem sido um desafio e aeroportos estão vivenciando uma grave escassez de pessoal de inspeção de segurança.
Aeroportos estão orientando viajantes a fazerem o check in o mais cedo possível durante o feriado de fim e início de ano, visto que muitas filas podem se formar para verificações de segurança.
Fonte: NHK