Autoridades em Fukuoka disseram que detectaram altos níveis de dióxido de enxofre em muitas partes da província.
Muitas pessoas notificaram uma companhia de gás local e o departamento de bombeiros sobre o odor na manhã de quarta-feira (21). Queixas similares foram publicadas na mídia social.
Autoridades provinciais então confirmaram que os níveis de gás estavam bem maiores do que o de costume em várias regiões.
Eles descobriram que medidas de dióxido de enxofre começaram a aumentar às 7h nas cidades de Fukuoka, Asakura e Sasaguri. O valor também começou a subir na cidade de Kurume à 8h. O aumento também foi reportado em partes da província vizinha de Saga.
A densidade do gás às 9h estava particularmente alta na parte central da cidade de Fukuoka. Em um local, o valor foi de 0.015ppm, que foi 15 vezes maior do que aquele às 5h. Em um outro local, a medida foi 20 vezes maior.
A provedora de gás local diz que não havia anormalidade, como um vazamento de gás por exemplo, em sua área de serviço.
Autoridades locais do clima dizem que vulcões ativos como o Monte Aso, que fica na província vizinha de Kumamoto, sempre liberam gases. Eles também dizem que não pode ser negado que tais gases podem alcançar áreas distantes dependendo das condições climáticas, mas nenhuma grande mudança foi observada em atividades vulcânicas.
A densidade do dióxido de enxofre havia diminuído para quase os níveis normais até a noite de quarta-feira. Autoridades provinciais dizem que a causa do odor continua incerta.
O dióxido de enxofre (SO2) é um gás tóxico não inflamável, incolor e causador de transtornos respiratórios e problemas cardiovasculares.
Fonte: NHK