Chuva de meteoros Geminídeos na terça e quarta-feira

O último grande evento astronômico do ano é a chuva de meteoros, a qual promete ser especialmente bela pela quantidade!

Imagem ilustrativa de um meteoro (Wikimedia)

Se mora em um local onde o céu está limpo, poderá assistir a um belo evento astronômico, o último do ano. 

Publicidade

Nas noites de terça (13) e quarta-feira (14) a chuva de meteoros Geminídeos irá colorir o céu translúcido de inverno do Japão. É preciso se agasalhar muito bem, pois as noites estão especialmente geladas, já com temperaturas típicas de inverno.

Esse evento é caracterizado por meteoros que surgirão no céu durante toda a noite, por isso também é recomendado principalmente para quem nunca observou esse fenômeno a olho nu. 

Embora a chuva seja afetada pelo luar, espera-se que o número de meteoros vistos por hora seja de 40 a 45 quando observados de um local escuro.

Segundo o Observatório Astronômico Nacional do Japão (NAO), a origem desses meteoros não é de um cometa mas de um asteroide chamado Phaeton, descoberto em 1983.  

Espera-se que a chuva de meteoros Geminídeos deste ano atinja o pico por volta das 22h de quarta-feira, momento em que as condições são boas para vê-la no Japão.

Como procurar o melhor local no céu para ver a chuva de meteoros (NAO)

Nessa noite a lua sairá do horizonte antes das 22h – no caso de Tóquio – então o horário recomendado para observação é entre 21h até meia-noite, antes da lua subir mais alto.

Embora os meteoros apareçam mais perto do ponto radiante, no caso dessa chuva eles aparecerão por todos os lados, por isso, convém ficar deitado em algum lugar e observar o céu como um todo.

O importante é escolher um local com poucas luzes urbanas, o mais escuro possível, e que possa se deitar no chão ou em uma cadeira reclinável. Deve ir muito bem agasalhado e também pode levar uma bebida quente como um chá, chocolate ou café. 

Caso prefira assistir dentro de casa, sob as cobertas, pode ver esse fenômeno na transmissão ao vivo da empresa WeatherNews do Japão no YouTube.

Ótimo evento!

Fontes: NAO e Fukui Shimbun

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Japão comprará mais 1 milhão de doses de tratamento oral para covid-19

Publicado em 13 de dezembro de 2022, em Sociedade

O Xocova é o primeiro medicamento oral desenvolvido no Japão para pacientes com sintomas leves da covid-19.

O Xocova é um agente antiviral que suprime a replicação do vírus (NHK)

A Shionogi & Co disse nesta terça-feira (13) que o governo japonês concordou em comprar um adicional de 1 milhão de doses de seu tratamento oral para covid-19.

Publicidade

Anteriormente, a Shionogi concordou em vender 1 milhão de doses do medicamento, um inibidor de protease conhecido como ensiltrelvir e comercialmente como Xocova, ao governo com aprovação pendente.

O acordo de fornecimento extra ocorre em um momento quando o Japão está lidando com uma 8ª onda de infecções por coronavírus.

Reguladoras concederam aprovação de emergência para o Xocova no mês passado. Elas haviam adiado anteriormente a aprovação dizendo que queriam mais dados sobre sua eficácia e em meio a preocupações de que o medicamento poderia representar um risco à gravidez, baseado em resultados de estudos com animais.

O Xocova é um agente antiviral oral tomado uma vez por dia durante 5 dias para suprimir a replicação do vírus.

Ele é o primeiro medicamento oral desenvolvido nacionalmente para pacientes com sintomas leves da covid-19. Outros tratamentos baseados em comprimidos desenvolvidos pela Pfizer e a Merck & Co já foram aprovados no Japão.

Fonte: Fexempire

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!