Presidente Volodymyr Zelensky (Ukrinform)
Na quarta-feira (7), o presidente Volodymyr Zelensky, 44 anos, foi eleito pela Time como a Pessoa do Ano 2022, descrito como “o espírito da Ucrânia”, pela sua coragem inspiradora.
Publicidade
Quando foi recomendado que deixasse o país porque sua vida corria risco, logo após a invasão pela Rússia em 24 de fevereiro, ele não titubeou em decidir ficar.
“O objetivo russo no início da invasão era matar ou capturar Zelensky e decapitar seu governo. Por que dar a eles uma chance de atacar? A razão óbvia tinha a ver com a guerra da informação, que havia se tornado a especialidade de Zelensky”, escreveu Time.
“Isso prova que a coragem pode ser tão contagiosa quanto o medo”, disse o editor-chefe da revista Time.
Permanecer no seu país “provocou uma onda de ação em todo o mundo” e desempenhou um papel decisivo na união da comunidade internacional contra a Rússia.
Seus assessores que antes o viam como frívolo devido à sua carreira como ator e comediante, “agora o admiram por sua braveza”, destacou Time.
O presidente Zelensky visitou a região leste de Donetsk na terça-feira (6) para comemorar o aniversário da fundação das Forças Armadas da Ucrânia e encorajar os soldados. Já se passaram mais de 260 dias da invasão.
No ano passado, o eleito pela Time foi Elon Musk.
Reprodução da capa da Time
Fontes: Time, Sankei, FNN, NHK e Ukrinform