O Japão aprovou um dos primeiros testes de sangue do mundo para detectar sinais de Alzheimer, preparando o caminho para um diagnóstico mais simples e veloz da doença para a qual uma terapia está vindo.
O produto de diagnóstico da Sysmex que mede o beta amiloide no sangue, uma proteína anormal que bloqueia células nervosas no cérebro e é um marcador da Alzheimer, foi autorizado para uso pelo Ministério da Saúde, disse a empresa sediada em Kobe em uma declaração na quinta-feira (22).
“Planejamos a introdução antecipada do produto no mercado, enquanto trabalhamos para sua cobertura pelo sistema de saúde nacional japonês”, disse a Sysmex na declaração.
O Japão, com a maior taxa de idosos no mundo, tem cerca de 6 milhões de pessoas com demência, de acordo com o ministério. A demência é uma categoria mais ampla que inclui Alzheimer.
O kit de teste de sangue, codesenvolvido com a Eisai, oferecerá aos médicos no Japão uma ferramenta fácil, barata e minimamente invasiva para examinar as pessoas rapidamente a fim de detectar a doença, que atualmente é feito através de tomografia computadorizada por emissão de pósitrons (PET), ressonância magnética ou punção lombar.
Teste conveniente também ajudará médicos a decidirem quem é qualificado para receber uma nova terapia com o medicamento lecanemab, sendo desenvolvido pela Eisai e Biogen, que pode ser aprovado nos EUA no início do ano que vem.
Fonte: Japan Times