O Ministério da Agricultura do Japão está intensificando esforços para proteger granjas e fazendas de porcos de doenças infecciosas, visto que a gripe aviária se espalha rapidamente pelo país.
Na quarta-feira (7), o ministério realizou uma reunião da força-tarefa e o ministro da Agricultura, Tetsuro Nomura, disse aos participantes que conter infecções é importante porque mais pessoas viajam na época do feriado de fim e início de ano.
Ele disse que tem a esperança de que autoridades tenham foco em prevenir ainda mais surtos de gripe aviária e impeçam que o vírus da febre suína africana entre no Japão.
Foi dito aos participantes na reunião que mais de 4 milhões de frangos foram abatidos desde o primeiro caso de gripe aviária da temporada no fim de outubro e que infecções estão agora se espalhando mais rápido do que há 2 anos quando um número recorde de aves foi eliminado.
Um outro relatório alertou que o relaxamento de medidas de quarentena do coronavírus pode facilitar a entrada do vírus da febre suína africana no país, o qual ainda não foi confirmado no Japão.
Os participantes na reunião disseram que pedirão a granjas e fazendas de porcos que desinfetem completamente suas instalações e realizem outras medidas de higiene.
Eles também pediram para manter rigorosamente medidas de quarentena de segurança de alimentos em portos de embarque e terminais aéreos.
Por exemplo, viajantes que vêm do exterior são proibidos de trazer carne e produtos da carne para o Japão.
Fonte: NHK