O Reino Unido, Japão e Itália anunciaram na sexta-feira (9) que estão se juntando para desenvolver uma 6ª geração de caça, designado a competir ou eclipsar as melhores aeronaves agora empregadas pela China e Rússia, e possivelmente mesmo os EUA, principal país aliado do trio.
“Estamos anunciando o Programa Aéreo de Combate Global (GCAP), um esforço ambicioso para desenvolver caças de próxima geração até 2035”, disseram os líderes britânico, japonês e italiano em uma declaração conjunta.
A declaração dos líderes não mencionou a China ou Rússia por nome, mas disse que o novo caça é necessário porque “ameaças e agressão estão aumentando” contra “a ordem internacional baseada em regras, livre e aberta”.
Em uma declaração separada, o governo britânico disse que o desenvolvimento da nova aeronave de guerra deve começar em 2024, e deve estar em operação até 2035.
O novo caça é visto como substituto para os caças Typhoon do Reino Unido e os F-2s do Japão.
O novo programa verá o Reino Unido, Japão e Itália avançando sem a assistência dos EUA, os proeminentes fabricantes de aviões de guerra do mundo.
Líderes do Reino Unido, Japão e Itália destacaram os benefícios de trabalharem juntos.
“Isso aprofundará a cooperação de colaboração de defesa, ciência e tecnologia, redes de fornecimento integrado e fortalecer ainda mais nossa base industrial de defesa”, de acordo com a declaração conjunta.
“Esse programa vai gerar benefícios econômicos e industriais, apoiando empregos e meios de subsistência no Japão, Itália e Reino Unido”, disse a declaração.
Fonte: CNN