Pacotes suspeitos, incluindo envelopes ensanguentados contendo “olhos de animais”, foram enviados a embaixadas e consulados ucranianos em várias cidades europeias, disse o Ministério de Relações Exteriores do país.
As embaixadas de Kiev na Hungria, Holanda, Polônia, Croácia, Itália, Áustria e os consulados-gerais em Nápoles e Cracóvia, receberam tais pacotes, disse na sexta-feira (2) no Facebook Oleh Nikolenko, porta-voz do Ministério de Assuntos Estrangeiros da Ucrânia.
Os pacotes estavam “mergulhados em um líquido de cor característica e tinham um cheiro correspondente”, disse ele. “Estamos examinando o significado dessa mensagem”.
A declaração de sexta-feira ocorreu após uma explosão ter ocorrido na quarta-feira (30) na embaixada da Ucrânia em Madri, ferindo um funcionário ucraniano que estava manipulando a carta endereçada ao embaixador do país na Espanha.
Autoridades espanholas disseram na quinta-feira (1º) que uma carta-bomba também havia sido enviada ao primeiro-ministro do país na semana passada e outra para a embaixada nos EUA.
O consulado ucraniano em Brno, uma cidade ao sudeste da República Tcheca, foi brevemente evacuado na sexta-feira (2) após receber um pacote suspeito contendo pele de animal, acrescentou a polícia tcheca em um tuíte na sexta-feira.
A Ucrânia colocou todas as suas estações diplomáticas no exterior sob segurança reforçada após a série de correspondências suspeitas.
“Temos razão para acreditar que há uma campanha bem planejada de terror e intimidação de embaixadas e consulados ucranianos”, disse o ministro de Relações Exteriores Dmytro Kuleba.
“Incapazes de deter a Ucrânia na frente diplomática, eles estão tentando nos intimidar”.
Kuleba pediu a governos estrangeiros que garantissem o máximo de proteção de instituições diplomáticas ucranianas de acordo com a Convenção de Viena sobre Relações Diplomáticas.
Além dos pacotes suspeitos, Nikolenko disse que a entrada da residência do embaixador no Vaticano foi vandalizada e a embaixada ucraniana no Cazaquistão recebeu um relato de ameaça de bomba, que depois não foi confirmado.
Nikolenko disse que a embaixada ucraniana nos EUA recebeu uma carta com uma cópia de um artigo crítico sobre a Ucrânia. A maioria dos envelopes foi enviada de dentro da Europa, acrescentou ele.
A polícia tcheca tuitou que o consulado em Brno e seus arredores imediatos, incluindo um jardim de infância, foram evacuados na sexta-feira (2). Após investigar o pacote, a polícia disse que não continha quaisquer explosivos.
“Análise inicial sugere que o pacote continha pele de animal. Uma análise detalhada será conduzida em laboratórios agora”, tuitou a polícia.
Fonte: CNN