A JTB, uma mega-agência de viagens, investigou as perspectivas para as viagens de fim de ano e Ano Novo, dentro do país, com base em enquete e nos status das reservas das companhias aéreas.
Os resultados mostraram que cerca de 21,15 milhões de pessoas deverão viajar entre 23 de dezembro e 3 de janeiro de 2023, com pelo menos um pernoite.
Esses números mostram um aumento de 17% em relação ao final do ano anterior. Além disso, representam 72% de antes da pandemia do coronavírus, em 2020, bom indicador de recuperação do turismo doméstico.
O número de viagens de longa distância, que vinha diminuindo devido à crise por causa da epidemia do coronavírus, está aumentando, com perspectivas de mais crescimento para os destinos mais procurados, que são Hokkaido e Okinawa.
Viagens para o exterior
Por outro lado, o número de viajantes para o exterior deverá aumentar 7,5 vezes em relação ao ano anterior, estimando em 150 mil. O motivo desse súbito aumento se deve ao relaxamento das medidas nas fronteiras.
No entanto, em relação a 2020, ainda é baixo, de apenas 18%, devido a fatores como o impacto da desvalorização do iene e o aumento do preço do combustível da aviação, fazendo com que a sobretaxa adicionada ao preço da passagem a torne ainda mais cara.
Tem muita gente que gostaria de viajar, mas…
“A demanda pelas viagens domésticas está se recuperando, mas ainda há uma fatia que se abstém por causa do número de testados positivo aumentando diariamente e também pelo aumento do custo de vida”, analisou a JTB.
Fonte: NHK