A atividade em fábricas no Japão caiu no mês de dezembro ao ritmo mais nítido em 26 meses, mostrou uma pesquisa de negócios na quarta-feira (4), com companhias vendo mais declínios em meio a uma desaceleração econômica global.
O índice au Jibun Bank Japan Services Purchasing Managers caiu para 48.9 ajustados sazonalmente em dezembro em comparação aos 49 de novembro.
A leitura foi a mais fraca desde outubro de 2020 e marcou o segundo mês abaixo da linha de 50 que separa contração de expansão.
“A queda foi largamente centrada em torno do atual ambiente de demanda, que está fraco tanto internacionalmente como nacionalmente”, disse Laura Denman, economista na S&P Global Market Intelligence, que compila a pesquisa.
Produção e novos pedidos estenderam suas contrações pelo sexto mês em dezembro a ritmos mais lentos do que novembro, mostraram subíndices da pesquisa.
Analistas esperam que a produção do Japão continue moderada para os próximos meses devido à queda na demanda no exterior, com a situação da covid-19 na China representando um risco inconveniente adicional.
Fonte: Straits Times