O presidente ucraniano Volodymyr Zelensky diz que permitir a participação da Rússia nas Olimpíadas de 2024 em Paris, na França, equivaleria a mostrar que “o terror é de alguma forma aceitável”.
Ele disse que havia levantado a questão com o presidente francês Emmanuel Macron.
Moscou não deve ter permissão para usar as Olimpíadas para propaganda, acrescentou ele.
O Comitê Olímpico Internacional (COI) disse que atletas russos e bielorrussos poderiam competir como neutros nas Olimpíadas.
Mas a Ucrânia ameaçou boicotar a Paris 2024 se atletas russos e bielorrussos tivessem permissão para competir.
Tentativas do COI de “trazer atletas russos de volta para os Jogos Olímpícos são tentativas de dizer ao mundo todo que o terror é de alguma forma aceitável”, disse Zelensky em seu discurso noturno em vídeo.
Ele também fez uma comparação com os Jogos Olímpicos de 1936 em Berlim, na Alemanha, quando os nazistas estavam no poder.
Os comentários de Zelensky ocorreram enquanto forças russas continuavam a bombardear a região ucraniana de Kherson durante a noite, após um dia de ataques que deixaram pelo menos 3 mortos.
A administração regional de Kherson disse que a área foi bombardeada quase 40 vezes no sábado (28) e continuamente no domingo (29).
Zelensky disse que a Rússia também intensificou seus ataques na região leste de Donetsk. Ele afirmou que suas forças precisavam de novas armas para confrontar uma situação “muito dura” de ataques constantes.
Fonte: BBC