Baleia brinca na Baía de Tóquio

Segundo um entrevistado, parece ser uma baleia jubarte e pelo visto está saudável.

Baleia na Baía de Tóquio (Guarda Costeira de Yokohama via NHK)

De acordo com a Guarda Costeira de Yokohama, por volta das 13h20 de quinta-feira (19), uma pessoa de um navio navegando na Baía de Tóquio informou que viu uma baleia próximo à via expressa Aqua-Line Tokyo Wan.

Publicidade

A Guarda Costeira de Yokohama enviou um barco patrulha para as proximidades e confirmou a presença de uma grande criatura que parecia ser uma baleia.

Segundo as informações, acredita-se que ele tenha mais de 7 metros de comprimento e, na época, nadava enquanto permanecia nas proximidades e esguichava água, na linguagem popular, o que na verdade é a respiração da baleia.

Hiroto Murase, professor associado da Universidade de Ciência e Tecnologia Marinha de Tóquio, familiarizado com a ecologia das baleias, disse que “pelas características das barbatanas dorsal e caudal, acredita-se que a que foi avistada seja uma baleia jubarte. Essa baleia reproduz entre novembro e março. Por esse motivo, costuma viajar para o sul em direção aos mares de Okinawa e Ogasawara. Não é incomum que entre na Baía de Tóquio durante esse período”.

O professor analisou as imagens e, segundo seu ponto de vista, parece estar saudável. Espera que a baleia se mova para o sul por conta própria.

Recentemente, o número de baleias jubarte aumentou e, devido à influência da corrente Kuroshio, elas têm sido frequentemente avistadas perto de Miyakejima e Hachijojima no inverno nos últimos anos, explicou.

Imagem ilustrativa de uma baleia jubarte (Public Domain Pictures)

Fontes: ANN e NHK

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Aumento de suicídios no Japão em 2022, com destaque do sexo masculino

Publicado em 20 de janeiro de 2023, em Sociedade

A faixa etária da meia idade das pessoas do sexo masculino foi a que mais teve aumento. Em contrapartida, houve queda do sexo feminino.

Imagem meramente ilustrativa (Pixnio)

De acordo com o Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar do Japão (MHLW), o número de pessoas que cometeram suicídio em 2022 foi de 21.584, um aumento de 577 em relação ao ano anterior.

Publicidade

Desse total, 14.543 foram do sexo masculino, 604 a mais do que no ano anterior, um lamentável maior número em 13 anos. Na análise por faixa etária, destacam-se aumento na faixa dos 40 aos 60 e também na casa dos 80 anos. 

Em relação ao sexo feminino, foram 7.041 pessoas, a primeira queda em 3 anos.

Por ocupação, houve um aumento notável de suicídios entre os que recebem aposentadoria ou seguro-desemprego e os que perderam a vaga no trabalho.

O número de alunos do primário, ginasial e colegial que cometeram suicídio de janeiro a novembro do ano passado foi de 441, uma queda de 3 em relação ao mesmo período de 2021.

O motivo mais comum presumido a partir de notas de suicídio e histórias familiares foi “problemas de saúde”, seguido por “problemas familiares”.

A taxa de suicídio, que indica o número por 100 mil habitantes, foi de 17,2 no Japão em 2022 (16,7 em 2021). Yamanashi teve a taxa mais elevada com 24,3, seguido por Akita com 23,7 e Miyazaki com 22,7.

Segundo o MHLW, um dos motivos para o aumento das pessoas que tiraram a própria vida é que pode-se considerar a influência dos relatos de suicídio de celebridades. Mas o governo emitiu uma nota dizendo que “gostaríamos de aprofundar a análise com base nos valores confirmados”.

Fontes: ANN e Asahi

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!