Você pensa que seu inverno é gelado? As temperaturas na cidade mais fria do mundo caíram para 50 graus negativos (-58 graus Fahrenheit).
A cidade de Yakutsk, no leste da Sibéria, identificada amplamente como um dos locais mais frios do mundo, tem visto uma onda de frio anormalmente longa.
Janeiro é o mês mais frio na cidade e, embora eles já estejam acostumados com temperaturas congelantes, residentes nessa região remota estão tomando precauções extras para se manterem aquecidos.
“Você pode lutar contra isso”, disse à Reuters um residente que estava vestindo dois cachecóis e várias camadas de luvas, chapéus e capuz. “Você se ajusta e se veste de acordo com a situação ou o que você sofre”.
Fazer camadas, de acordo com uma outra residente que vende peixe congelado em um mercado local, é a chave. “Simplesmente vista-se de forma quente, como um repolho”, disse ela.
Lar para menos de 1 milhão de residentes, os invernos em Yakutsk podem ser extremos, mesmo para padrões russos.
Mas a cidade atraiu atenção internacional em julho quando névoa de incêndios florestais nas proximidades arrasou florestas, cobrindo a região com fumaça densa.
Cientistas manifestaram graves preocupações com a frequência crescente dos incêndios causados pela mudança climática no Ártico siberiano.
Temperatures have plunged to minus 50 degrees Celsius in Yakutsk during an abnormally long cold snap in the Siberian city known as the coldest on earth. Here is how the people are adapting https://t.co/Y56j73UeiF pic.twitter.com/tQ1teLlI3C
— Breaking News (@feeds24x7) January 16, 2023
Fonte: CNN