A cidade de Chiba (província homônima) começou a operar o que batizou de Sistema Comunitário de Intérprete e Tradução (コミュニティ通訳・翻訳サポーター制度), formado por um grupo de pessoas que são intituladas apoiadoras, todas voluntárias.
A prefeitura pretende derrubar a barreira do idioma para os cerca de 30 mil estrangeiros residentes. Atualmente são 110 apoiadores que falam 12 idiomas, incluindo o português e espanhol, além de outros como inglês, vietnamita.
A associação de intercâmbio internacional da cidade arcará com as despesas relacionadas às atividades. O sistema é o primeiro a ser instalado na província.
O prefeito Shunichi Kamiya enfatizou: “Queremos criar uma sociedade multicultural onde os residentes estrangeiros possam viver com tranquilidade”.
Quem pode usar e onde
Os estrangeiros residentes na cidade que têm dificuldades na comunicação com o idioma japonês, podem solicitar o serviço de forma gratuita.
Podem solicitar para ir em:
- Instituições médicas e de bem estar, farmácia, lar de idosos
- Instituições públicas do governo nacional ou provincial, da prefeitura de Chiba, incluindo as escolas
- ONGs e associações de bairro
Áreas de atuação dos intérpretes e tradutores
- Procedimentos administrativos (na prefeitura, cartórios, centros de saúde e assistência social, etc.)
- Criação de filhos e impostos (consultas de educação de filhos, procedimentos de inscrição em jardim de infância, imposto de residência e declaração de imposto de renda, etc.)
- Educação da criança/aluno (procedimentos de admissão, entrevistas com pais/responsáveis, aconselhamento profissional, etc.)
- Saúde e bem-estar (procedimentos em lares de idosos/instalações para idosos, entrevistas de verificação do nível de cuidado, atendimento domiciliar, etc.)
- Cuidados médicos (recebimento, tratamento, pagamento em hospitais e farmácias, explicação de vacinas, etc.)
- Atividades como associações comunitárias no bairro (reuniões, eventos, explicação das regras das associações comunitárias, etc.)
Até agora, o custo das atividades era suportado pelo requerente, mas desde o começo de janeiro a associação arcará com os custos.
Os contatos podem ser feitos pelo telefone 043-245-5750.
Fontes: divulgação e Chiba Nippo