Japão reduz avaliação da economia pela 1ª vez em 11 meses

Exportações para a Ásia têm sido brandas, visto que as infecções por coronavírus prejudicam produção.

Cédulas de 10 mil ienes (banco de imagens)

O governo japonês reduziu a avaliação da economia do país pela 1ª vez em 11 meses, com autoridades dizendo que a queda nas exportações são amplamente a causa.

Publicidade

O relatório mensal do Escritório do Gabinete para janeiro diz que a economia está entrando no ritmo moderadamente, mas algumas fraquezas emergiram.

Exportações para a Ásia têm sido brandas, visto que as infecções por coronavírus prejudicam produção. Autoridades também citam que a demanda global por semicondutores está diminuindo.

O relatório mantém sua avaliação otimista sobre gastos pessoais como “entrando no ritmo moderadamente”, dizendo que o impacto da pandemia sobre viagens e outros serviços está diminuindo.

O número de viagens durante o feriado de fim e início de ano se recuperou quase aos níveis pré-pandemia.

Entretanto, o relatório alertou sobre riscos inconvenientes avançando, incluindo aumentos de preços, flutuações no mercado financeiro e a desaceleração da economia da China.

Fonte: NHK

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Lockdown na capital da Coreia do Norte

Publicado em 26 de janeiro de 2023, em Ásia

A população da capital não pode sair de casa por 5 dias, com a finalidade de frear os números de pessoas testadas positivo para o coronavírus.

Imagem ilustrativa de evento em Pyongyang, capital da Coreia do Norte (arquivo da JNN)

O NK News, um site especializado na Coreia do Norte, informou que as autoridades ordenaram lockdown em Pyongyang, capital desse país, como uma medida rígida para frear a infecção pelo novo coronavírus.

Publicidade

O período de lockdown é de 5 dias, tendo começado à 0h desde quarta-feira (25) e segue até a meia-noite de 30, devido ao aumento das doenças respiratórias. Portanto, os cidadãos da capital devem ficar em casa e não podem sair para viajar para outras cidades.

A Coreia do Norte declarou que havia erradicado o coronavírus em agosto do ano passado.

Em janeiro de 2020, quando o surto de coronavírus se espalhou na China, o comércio entre o país vizinho e a Coreia do Norte foi significativamente reduzido, pois o lado norte-coreano fechou suas fronteiras.

Os trens de carga voltaram a circular entre os dois países em janeiro do ano passado. Depois, fez uma pausa temporariamente em abril devido aos efeitos do coronavírus, mas retomou a operação em setembro.

As autoridades norte-coreanas apontaram que o número de pessoas infectadas aumentou acentuadamente depois que a política de zero covid da China entrou em colapso em dezembro do ano passado.

Por isso há um crescente senso de cautela no país porque aumentou o risco do coronavírus entrar da China.

Além disso, a Embaixada da Rússia na Coreia do Norte informou através de uma rede social que foi notificada pelo lado norte-coreano sobre a medida e que os funcionários estão impedidos de sair. 

Fontes: Tokyo Shimbun e JNN

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!