Japão tem recorde de trabalhadores estrangeiros

Embora a taxa de crescimento tenha desacelerado por causa da pandemia do coronavírus, o total de trabalhadores estrangeiros no Japão é histórico.

Imagem meramente ilustrativa de capacete de trabalhador (PxHere)

O Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar do Japão (MHLW) divulgou na sexta-feira (27) o número total de trabalhadores estrangeiros da estatística fechada no final de outubro de 2022, a mais atualizada.

Publicidade

Com o aumento de 95.504 em relação a outubro de 2021, o total subiu para 1.822.725 pessoas.

Este é o maior número de atualizações desde 2013. A taxa de crescimento foi limitada a 5,5% devido ao impacto da pandemia do coronavírus. O aumento dos casos de estudantes internacionais que já entraram no país ocupando empregos especializados e técnicos, além da contratação de residentes permanentes no Japão foram fatores que impulsionaram o número.

O número de empresas que empregam estrangeiros é de 298.790, um aumento de 13.710 em relação ao ano anterior, estabelecendo um novo recorde desde que a notificação passou a ser obrigatória.

Trabalhadores brasileiros no ranking

Veja quais são os trabalhadores estrangeiros em maior número.

  1. Vietnamitas: 462.384 ou ¼ do total
  2. Chineses: 385.848 (21%)
  3. Filipinos: 206.050 (11%)
  4. Brasileiros: 135.167 (7%)
  5. Nepaleses: 118.196 (6%)

Outras minorias são os peruanos com 31.263 trabalhadores e os indonésios com 77.889.

Trabalhadores brasileiros x visto permanente

As estatísticas mostram que 33% dos trabalhadores têm visto de permanência de longa duração ou permanente, onde entram os brasileiros, peruanos, sul-coreanos e parte dos filipinos.

A maioria dos vistos dos trabalhadores brasileiros e peruanos é por serem descendentes de japoneses, mas somente 49% dos verde amarelos têm visto permanente, enquanto os vizinhos do Peru o percentual sobe para 67%.  

Já os trabalhadores oriundos dos países do Sudoeste Asiático têm vistos de estagiários técnicos e de atividade especializada, no total de 45%.

Brasileiros e peruanos nas empreiteiras

Tóquio é o local onde mais se emprega os trabalhadores estrangeiros, com 26%. Aichi e Osaka estão em segundo e terceiro lugares com 8 e 7,8% respectivamente.

No entanto, as províncias que mais estão aumentando as frentes de trabalho para os estrangeiros são Nagasaki com 12% de aumento, Kochi com 11% e Oita com 10%.

Por nacionalidade e indústria, os trabalhadores brasileiros (39%), vietnamitas (37%), indonésios (36%), peruanos (35%), filipinos (33%) e mianmarenses (24%) tiveram a maior proporção no segmento de manufatura.

Em relação aos trabalhadores que dependem de ukeoi e empreiteiras (haken) se destacam os brasileiros (53%) e peruanos (42%). 

Fonte: MHLW

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Japonês detido nas Filipinas seria mandante dos roubos e latrocínio no Japão usando smartphone

Publicado em 27 de janeiro de 2023, em Notícias do Mundo

O cenário é parecido com o que alguns presos fazem no Brasil, dando comandos para executar crimes aos parceiros que estão fora.

Centro de Detenção do Departamento de Imigração das Filipinas onde o mandante japonês está detido (NTV)

Segundo informações de sexta-feira (27) do Departamento de Polícia Metropolitana, um ou mais indivíduos japoneses que usam os pseudônimos de Luffy, Kim e Mitsuhashi, parecem ser os mandantes de uma série de roubos ocorridos no Japão, incluindo um latrocínio em Komae, Tóquio, pois a dona da casa na faixa dos 90 anos foi assassinada. 

Publicidade

Segundo a investigação, os presos em outubro de 2022 por uma série de roubos no país, tiveram os seus smartphones verificados. O que a perícia encontrou foram várias mensagens ordenando os roubos em locais determinados.

A ferramenta usada para essas ordens é o app Telegram, considerado o mais seguro dentre os atuais e o IP é de Manila. Ao conferir o ponto era proveniente de um centro de detenção do Departamento de Imigração das Filipinas, segundo informações do Ministro da Justiça daquele país.

Nesse cárcere estão japoneses, entre eles um chamado ワタナベ, detido desde 2021, segundo o Ministro da Justiça, o possível Luffy. Em razão dessa suspeita, os smartphones de todos os detidos foram confiscados por ordem das autoridades locais, além de aumentar a vigilância. Ainda não se sabe se é um ou mais japoneses.

Um dos casos de roubo a mando desse tal de Luffy, um japonês detido nas Filipinas (NTV)

Além disso, o Ministro da Justiça das Filipinas considera a extradição se as autoridades japonesas fizerem a solicitação.

Testemunha disse que havia japonês cometendo crimes enquanto detido

A NHK conseguiu entrevistar um japonês que esteve detido nesse centro. Segundo ele, o suspeito “conseguiu comprar cartões pré-pagos para celulares, além de bebidas alcoólicas e cigarros, pagando aos funcionários um valor acima do mercado dentro do estabelecimento. Não me sentia nada conveniente”.

“Há muito tempo há rumores de que há pessoas que dão instruções de dentro da instalação para fora para os crimes”, relatou.  

“A detenção era apenas uma formalidade. Dependendo de como você se distancia da equipe, terá maior grau de liberdade para suas ações”, complementou.

“Hoje em dia é muito fácil movimentar dinheiro e informações pela internet. Acaba se tornando uma condição melhor para os criminosos”, emendou.

Fontes: NTV e NHK

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Produtos Brasileiros no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Uninter - JAPÃO - Educação a distância
Empregos no Japão - HUMAN