Japonês detido nas Filipinas seria mandante dos roubos e latrocínio no Japão usando smartphone

O cenário é parecido com o que alguns presos fazem no Brasil, dando comandos para executar crimes aos parceiros que estão fora.

Centro de Detenção do Departamento de Imigração das Filipinas onde o mandante japonês está detido (NTV)

Segundo informações de sexta-feira (27) do Departamento de Polícia Metropolitana, um ou mais indivíduos japoneses que usam os pseudônimos de Luffy, Kim e Mitsuhashi, parecem ser os mandantes de uma série de roubos ocorridos no Japão, incluindo um latrocínio em Komae, Tóquio, pois a dona da casa na faixa dos 90 anos foi assassinada. 

Publicidade

Segundo a investigação, os presos em outubro de 2022 por uma série de roubos no país, tiveram os seus smartphones verificados. O que a perícia encontrou foram várias mensagens ordenando os roubos em locais determinados.

A ferramenta usada para essas ordens é o app Telegram, considerado o mais seguro dentre os atuais e o IP é de Manila. Ao conferir o ponto era proveniente de um centro de detenção do Departamento de Imigração das Filipinas, segundo informações do Ministro da Justiça daquele país.

Nesse cárcere estão japoneses, entre eles um chamado ワタナベ, detido desde 2021, segundo o Ministro da Justiça, o possível Luffy. Em razão dessa suspeita, os smartphones de todos os detidos foram confiscados por ordem das autoridades locais, além de aumentar a vigilância. Ainda não se sabe se é um ou mais japoneses.

Um dos casos de roubo a mando desse tal de Luffy, um japonês detido nas Filipinas (NTV)

Além disso, o Ministro da Justiça das Filipinas considera a extradição se as autoridades japonesas fizerem a solicitação.

Testemunha disse que havia japonês cometendo crimes enquanto detido

A NHK conseguiu entrevistar um japonês que esteve detido nesse centro. Segundo ele, o suspeito “conseguiu comprar cartões pré-pagos para celulares, além de bebidas alcoólicas e cigarros, pagando aos funcionários um valor acima do mercado dentro do estabelecimento. Não me sentia nada conveniente”.

“Há muito tempo há rumores de que há pessoas que dão instruções de dentro da instalação para fora para os crimes”, relatou.  

“A detenção era apenas uma formalidade. Dependendo de como você se distancia da equipe, terá maior grau de liberdade para suas ações”, complementou.

“Hoje em dia é muito fácil movimentar dinheiro e informações pela internet. Acaba se tornando uma condição melhor para os criminosos”, emendou.

Fontes: NTV e NHK

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Ataques de ursos em áreas residenciais aumentam no Japão

Publicado em 27 de janeiro de 2023, em Sociedade

Projeto piloto para conter ataques de urso em áreas residenciais tem início.

Um urso na área do Monte Norikura, entre as províncias de Gifu e Nagano (Wikimedia Commons/Alpsdake)

Como ataques de ursos em áreas residenciais estão aumentando em várias partes do país, o Ministério do Meio Ambiente lançou um projeto piloto para promover contramedidas em 6 províncias, incluindo Iwate, onde muitos casos do tipo são relatados.

Publicidade

No projeto, sistemas de ligação entre governos locais, forças da polícia e outras organizações relevantes serão estabilizadas dentro de 3 anos, e pessoal para conter e capturar ursos serão treinados.

O ministério vai despachar especialistas na primavera ou depois para dar suporte a esses esforços de governos locais.

De acordo com o ministério, o número de encontros com ursos está aumentando, com aproximadamente 4,8 mil no ano fiscal de 2009 para mais de 20 mil no de 2020.

Residentes foram feridos em 143 casos, com 156 pessoas feridas e 2 mortos no ano fiscal de 2020.

Dentre eles, 53 casos, ou cerca de 40%, ocorreram em assentamentos humanos ou áreas urbanas e terreno agrícola.

O ministério cita colheita pobre de um tipo de noz e outras fontes de comida devido a clima inapropriado para a época do ano como razões para o aumento nos encontros com ursos.

Esses animais estão aparecendo mais frequentemente em lugares perto de assentamento humanos, desfocando a linha entre habitas humanos e de ursos.

A fim de acelerar contramedidas, o ministério lançou um projeto piloto em novembro em 6 províncias, Hokkaido, Iwate, Niigata, Nagano, Fukui e Nara.

“A distância entre humanos e ursos está se tornando mais próxima”, disse um funcionário do ministério.

“Através do programa piloto, gostaríamos de estabilizar medidas que podem ser usadas como exemplos para outros municípios por toda a nação”.

Fonte: Yomiuri

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Produtos Brasileiros no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Uninter - JAPÃO - Educação a distância
Empregos no Japão - HUMAN