A Agência de Meteorologia do Japão (AMJ) alerta que a massa de ar mais fria deste inverno deve trazer neve pesada para a costa do Mar do Japão e algumas áreas do lado do Pacífico do país a partir de terça-feira (24).
A AMJ está pedindo às pessoas que se preparem para a neve pesada e baixas temperaturas o mais rápido possível.
A neve começará a cair antes do amanhecer de segunda-feira (23) nas regiões de Chugoku, Shikoku e Tokai. Também haverá acúmulo de neve em áreas baixas.
Uma massa de ar frio fluirá para o oeste e leste do Japão entre terça-feira e quarta-feira (25). Ela será 15 graus mais fria do aquelas que geralmente são observadas nessa época do ano.
Segundo a AMJ, a massa de ar frio trará neve pesada e forte ventania para a costa do Mar do Japão do norte ao oeste do arquipélago.
Nas 24 horas até a noite de terça-feira, o acúmulo de neve na região Tohoku deverá ser de 40 a 60cm e em Hokuriku, Niigata, Tokai, Kinki e Chugoku de 20 a 40cm. Em Kanto-Koshin e norte de Kyushu o acúmulo poderá ser de 10 a 20cm.
Nas 24 horas até a noite de quarta-feira, um acúmulo de neve de 70 a 100cm está previsto em Niigata, de 60 a 80cvm nas regiões Tohoku e Hokuriku, e de 50 a 70cm em Kanto-Koshin, Tokai, Kinki e Chugoku. Shikoku e o norte de Kyushu podem ter acúmulo de 20 a 40cm e o sul de Kyushu de 10 a 20cm.
A AMJ diz que ventos vão se intensificar em todos o país e ondas ferozes devem se formar ao largo das costas leste e oeste do Japão, assim como em Okinawa e Amami.
Na manhã de quarta-feira, as temperaturas podem cair para -11 graus em Sapporo (Hokkaido), -8 graus em Nagano, -6 graus em Sendai (Miyagi) e -3 graus em Tóquio.
A agência de meteorologia alerta que tempestades de neve podem interromper serviços de transporte e causar apagões. Encanamentos também podem congelar. Residentes que moram em áreas onde neve pesada está prevista devem evitar sair se possível.
Fonte: NHK