Este ano, 20 de janeiro é data chamada 大寒 (lê-se daikan), o 24.º termo termo solar, quando a longitude eclíptica do sol é de 300 graus. Isso significa que costuma ser a época mais fria do ano. E, ao parecer, essa tradição poderá ser confirmada.
Na segunda-feira (16) a Agência de Meteorologia do Japão (AMJ) emitiu uma informação extraordinária, a qual acontece uma vez a cada 10 anos, fazendo um anúncio antecipado de uma mudança do tempo.
A previsão é de que entre 22 e 23 deste mês, de Hokkaido a Kyushu, as temperaturas poderão cair muito.
Além disso, há alta possibilidade de nevasca, na faixa banhada pelo Mar do Japão, entre Hokkaido e Chugoku.
Prevê-se que uma fortíssima frente fria deverá cobrir quase todo o arquipélago, causando frio intenso em Tóquio, Nagoia, Osaka, Fukuoka e outras cidades, por volta de 25 deste mês.
Em Nagoia a previsão é de neve em 24 e 25, com mínima de -2ºC e máxima de 3ºC. Também deverá nevar em Osaka e Fukuoka no dia 24, com temperatura máxima prevista de 5ºC.
Como se trata de previsão, poderão ocorrer mudanças climáticas, mas a AMJ recomendou preparativos antecipados onde se prevê forte onda de frio, pois poderão ocorrer 3 situações:
- Congelamento dos encanamentos de água
- Nevasca
- Queda de energia elétrica
Como ainda há algum tempo até a chegada dessa onda de frio, a dica é preparar as lanternas, comprar alimentos que possam ser preparados em fogareiro a gás, providenciar aquecedor que não necessite energia elétrica, comprar pacote de hokkairo (pequenos aquecedores vendidos em farmácias e supermercados) e outros.
Fontes: Yahoo! e WeatherNews