Uma pesquisa teve início em uma cidade nordeste do Japão para gerar eletricidade a partir de neve indesejada com a meta de garantir fonte renovável destinada a cobrir potencial escassez de energia.
A cidade de Aomori, que registra queda de neve pesada todos os anos, iniciou um teste em uma piscina de uma escola abandonada em dezembro para explorar a possibilidade de produzir energia ao utilizar a diferença de temperatura entre neve armazenada e o ar ao redor.
No projeto conjunto, a startup local de tecnologia da informação Forte Co. e a Universidade de Eletrocomunicações em Tóquio estão buscando abastecer uma turbina com energia produzida quando líquido congelado pela neve armazenada é então vaporizado pelo calor do ar ao redor.
Recentemente, a geração de energia que usa neve armazenada atraiu atenção como uma fonte ecologicamente correta, de baixo custo e segura.
Em Aomori, grandes volumes de neve são descartados no mar e em outros lugares após ser coletada por limpa-neves e caminhões.
No ano fiscal anterior, custos de remoção de neve aumentaram para um recorde de ¥5,9 bilhões (US$44.6 milhões) após fortes nevascas.
“A neve tem sido tratada como incômodo, mas podemos colocá-la em bom uso”, disse um representante da cidade de Aomori.
Fonte: Mainichi