Forte terremoto em Vanuatu gera tsunami

Até a manhã de segunda-feira não havia relatos de danos em Vanuatu, onde ocorreu um forte terremoto acompanhado de tsunami.

Estrela amarela indica o local do terremoto em Vanuatu (USGS)

Às 21h32 (horário Tóquio) ou 23h30 (horário local) de domingo (8) ocorreu um forte terremoto de magnitude 7, em Vanuatu, segundo informação do Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS). 

Publicidade

O epicentro foi a cerca de 25 quilômetros de Port-Orly, a uma profundidade de 27km, o que gerou alerta de tsunami.

“Ondas de tsunami de 30cm a um metro acima do nível da maré são possíveis em algumas costas de Vanuatu”, disse o NWS Pacific Tsunami Warning Center, no Havaí.

Os residentes buscaram refúgio em locais mais elevados, mas logo depois o alerta de tsunami foi retirado. Segundo os noticiários, o tremor foi muito forte mas não houve relatos de danos humanos e materiais até a virada do dia.

Vanuatu tem uma população de cerca de 280 mil pessoas em várias dezenas de ilhas. Situa-se no Anel de Fogo do Pacífico, onde as placas tectônicas colidem, e experimenta atividade sísmica e vulcânica com frequência.

Fontes: News Digest, USGS e ABP

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Pesquisa começa no Japão para gerar eletricidade a partir da neve

Publicado em 9 de janeiro de 2023, em Sociedade

Recentemente, a geração de energia que usa neve armazenada atraiu atenção como uma fonte ecologicamente correta, de baixo custo e segura.

Táxis enfrentam a neve pesada em Aomori durante a noite, janeiro de 2018 (ilustrativa/banco de imagens)

Uma pesquisa teve início em uma cidade nordeste do Japão para gerar eletricidade a partir de neve indesejada com a meta de garantir fonte renovável destinada a cobrir potencial escassez de energia.

Publicidade

A cidade de Aomori, que registra queda de neve pesada todos os anos, iniciou um teste em uma piscina de uma escola abandonada em dezembro para explorar a possibilidade de produzir energia ao utilizar a diferença de temperatura entre neve armazenada e o ar ao redor.

No projeto conjunto, a startup local de tecnologia da informação Forte Co. e a Universidade de Eletrocomunicações em Tóquio estão buscando abastecer uma turbina com energia produzida quando líquido congelado pela neve armazenada é então vaporizado pelo calor do ar ao redor.

Recentemente, a geração de energia que usa neve armazenada atraiu atenção como uma fonte ecologicamente correta, de baixo custo e segura.

Em Aomori, grandes volumes de neve são descartados no mar e em outros lugares após ser coletada por limpa-neves e caminhões.

No ano fiscal anterior, custos de remoção de neve aumentaram para um recorde de ¥5,9 bilhões (US$44.6 milhões) após fortes nevascas.

“A neve tem sido tratada como incômodo, mas podemos colocá-la em bom uso”, disse um representante da cidade de Aomori.

Fonte: Mainichi

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
Estude NIHONGO com o Kumon!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!