Fujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurança
Fujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurança

Quatro navios da China invadem águas territoriais do Japão

| Sociedade

A intrusão ocorreu na segunda-feira e no mesmo dia a China disse que expulsou navios japoneses perto de uma ilha que reivindica ao Japão.

Unigran Japan 2026
Uotsuri

Ilha de Uotsuri sob administração da Prefeitura de Ishigaki, Okinawa (arquivo da JNN)

De acordo com a 11.ª Sede Regional da Guarda Costeira do Japão, quatro navios da Guarda Costeira da China entraram nas águas territoriais ao redor das Ilhas Senkaku da província de Okinawa, um após o outro, na manhã de segunda-feira (30).

Publicidade
Grande contratação em Toyama - UT SURI-EMU

A intrusão desses navios em águas japonesas foi quando havia 4 barcos de pesca japoneses e uma embarcação de pesquisa da cidade de Ishigaki, cujo prefeito estava a bordo.

Esses 4 navios da China deixaram as águas territoriais antes das 14h, mas a Guarda Costeira do Japão continuou o patrulhamento e a vigilância no período da tarde.

Artigos relacionados

Acompanhe o Portal Mie

Por outro lado, a Guarda Costeira da China anunciou no mesmo dia que “5 navios, incluindo o japonês Shinsei Maru, entraram ilegalmente nas águas territoriais da Ilha Diaoyudao do nosso país e foram expulsos de acordo com a lei”. 

Essa ilha, chamada de Uotsuri (Uotsurijima) em japonês, é desabitada, e faz parte do arquipélago Ryukyu (Okinawa), sob a administração da Prefeitura de Ishigaki, situada no Mar da China Meridional. Mas, a China vem fazendo reivindicação territorial.

Uotsuri 1

O pin vermelho indica a ilha (Google Maps)

Fontes: ANN e JNN


+ lidas agora

>>

Vamos Comentar?

logo