De acordo com o Ministério da Terra, Infraestrutura, Transporte e Turismo do Japão (MLIT), em comunicado de quinta-feira (19), a Daihatsu Motor e a Volkswagen comunicaram recall de 343.413 veículos no total.
Em relação à montadora alemã é do modelo VW T-Cross, no total de 3.530 unidades. Há necessidade de reescrever o programa de controle e do medidor de combinação.
Já o comunicado do recall da Daihatsu envolve não só os seus veículos, como os da Toyota e da Subaru, no total de 339.883 unidades, devido a um defeito no dispositivo de controle do freio.
O programa que controla o freio de estacionamento elétrico está com problema. A quantidade de retorno liberado é inadequada.
Se o veículo for usado repetidamente neste estado, logo poderá ter um desvio da faixa de operação. Pode ser que a luz de advertência do freio acenda no painel e, na pior das hipóteses, poderá não funcionar mais. É preciso trocar o programa de controle no atuador do freio de estacionamento elétrico.
Por isso, as montadoras irão fazer o reparo gratuitamente.
Os veículos alvo de recall da Daihatsu são o Taft, Tanto, Thor e Rocky. Os da Subaru são o Chiffon e Justy. Já os da Toyota são o Roomy e Raize.
Esses mais de 300 mil veículos foram fabricados de 2020 a 2022.
Para conferir o número do chassis e a fabricação, toque aqui para ver a lista. Se o seu veículo consta dessa lista alvo de recall a recomendação é levá-lo na concessionária.
Fonte: divulgação