Os ponteiros do simbólico Doomsday Clock (Relógio do Juízo Final) se aproximaram mais perto do que nunca da meia-noite, declarando a humanidade perigosamente perto da catástrofe.
O relógio, definido a 90 segundos para a meia-noite, marca o quão perto nosso Planeta está da completa aniquilação devido às ações do homem.
O Boletim de Cientistas Atômicos (BAS) disse que os ponteiros do relógio foram movidos, em grande parte, devido à guerra na Ucrânia.
A ideia começou em 1947 para alertar a humanidade sobre os perigos de uma guerra nuclear.
Os ponteiros do relógio são movidos para mais perto ou mais longe da meia-noite baseados da leitura dos cientistas de ameaças existenciais em uma época particular. A meia-noite marca o ponto teórico da aniquilação.
A decisão é tomada pelo conselho de ciência e segurança do BAS, que inclui 13 laureados do Nobel. Neste ano, o anúncio foi disponibilizado em ucraniano e russo, assim como em inglês, devido à guerra na Ucrânia.
O conselho estabeleceu que a guerra levantou questões profundas sobre como as nações interagem, assim como uma aparente queda na conduta internacional.
As outras ameaças mencionadas neste ano incluem mudança climática, ameaças biológicas e interrupção de tecnologias.
E como o mundo ainda vivencia um golpe da covid-19, o conselho disse que líderes mundiais precisarão continuar a identificar e endereçar riscos biológicos, se a origem é natural, acidental ou intencional.
Em 2020, os ponteiros do relógio foram movidos 100 segundos mais perto da meia-noite. Nos anos seguintes, em 2021 e 2022, ficaram no mesmo lugar.
O mais perto que os ponteiros já chegaram perto da meia-noite foi a 17 segundos, logo após o fim da Guerra Fria.
Rachel Bronson, CEO do BAS, disse que embora os humanos tenham criado esses problemas, o conselho acredita que eles podem reduzir os riscos com engajamento global.
Fonte: BBC