A empresa Sagawa Express anunciou que aumentará as tarifas dos serviços de entrega de encomendas, em uma média de 8%, a partir de 1.º de abril. Este será o primeiro aumento desde novembro de 2017.
Com isso, a empresa espera melhorar o tratamento em relação aos motoristas e resolver a escassez de mão de obra. Outro fator é o frequente aumento dos preços de combustível.
O aumento afetará o bolso dos consumidores, pois um pacote cujas medidas dos 3 lados tenha até 60 centímetros, o Hikyaku Express (significa mensageiro), passará dos atuais 880 para 970 ienes. Um pacote com as 3 medidas até 100 centímetros ou 1 metro, passará de 1.496 para 1.610 ienes.
Os serviços de entregas de encomendas de grande porte ou refrigeradas (cool-bin) também terão aumento, dependendo do tamanho. A faixa de aumento é de 7 a 10%.
Desde abril de 2012 passaram a ser aplicadas normas trabalhistas ao segmento de logística, para reduzir a jornada de trabalho dos motoristas de caminhão. Chamado de “problema 2024” cada uma das empresas de logística precisam resolver a questão para garantir a capacidade de transporte.
Nestas circunstâncias, a fim de continuar a fornecer logística segura e estável no futuro, a Sagawa alterou os serviços não revisados a partir de 2017 como o Hikyaku Express, incluindo Hikyaku Cool Express, Hikyaku Specific Correspondence Service e Hikyaku Large Size Delivery.
Em dezembro do ano passado, a Comissão de Comércio Justo do Japão solicitou à empresa Sagawa Express que fizesse melhorias, argumentando que as pequenas e médias empresas não haviam repassado suficientemente o aumento dos custos. Esse aumento de preços também deverá resolver esse problema.
Fontes: Yomiuri e NetShop