FMI: crescimento global em 2023 vai desacelerar, mas projeção é melhor do que a de outubro

A previsão de crescimento do Japão em 2023 deve aumentar para 1.8%, com o FMI atribuindo a melhora a aumentos nos lucros corporativos de um iene depreciado e medidas de estímulo lançadas pelo governo.

A previsão de crescimento do Japão para este ano deve aumentar para 1.8% (ilustrativa/banco de imagens)

O Fundo Monetário Internacional (FMI) disse na segunda-feira (30) que o crescimento global deve cair para 2.9% em 2023 de estimados 3.4% no ano passado, alertando sobre riscos de taxas de juros mais altas e a guerra da Rússia na Ucrânia.

Publicidade

Contudo, o lado brilhante é que a previsão é 0.2 ponto percentual maior do que o FMI projetou anteriormente em outubro, com a instituição esperando que a economia global cresça 3.1% em 2023, enquanto ela vê a inflação atingindo o pico e a recuperação pós-pandemia desencadeando procura deprimida.

A previsão de crescimento do Japão para este ano deve aumentar para 1.8%, alta de 0.2 ponto em comparação à projeção anterior, com o FMI atribuindo a melhora a aumentos nos lucros corporativos de um iene depreciado e medidas de estímulo lançadas pelo governo.

A organização disse que o crescimento do país provavelmente caíra para 0.9% em 2024, visto que os efeitos das medidas passam.

“O balanço dos riscos continua inclinado para a parte negativa, mas riscos adversos se atenuaram”, disse a agência sediada em Washington em seu relatório atualizado de Perspectiva Econômica Mundial, acrescentando que a rápida propagação da covid-19 e seu impacto na saúde poderiam impedir o progresso econômico mundial.

Dentre as principais economias do mundo, o crescimento dos EUA está previsto a 1.4% em 2023 e 1% em 2024, queda de 2% do ano passado. Os novos números se comparam com as projeções de outubro de 1% e 1.2%, respectivamente.

Fonte: News and Culture

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Quadrilha de brasileiros de Aichi responderá pelo roubo de 5,3 milhões de ienes

Publicado em 31 de janeiro de 2023, em Crime, Sociedade

Um dos brasileiros de Aichi já está preso por outro roubo e a polícia prendeu outros 3, igualmente com idade inferior a 20 anos.

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!