Visto para yonsei: governo japonês responderá às perguntas em seminário

Se tem dúvidas ou solicitações a fazer, aproveite a oportunidade e participe!

Imagem meramente ilustrativa de visto (Flickr)

Segundo publicação do Diário Brasil Nippou, o Ministério das Relações Exteriores do Japão, a Agência de Serviços de Imigração do Japão e o Centro de Informação e Apoio aos Trabalhadores Internacionais (CIATE) realizarão em conjunto um seminário para explicar o sistema de aceitação de descendentes de japoneses de quarta geração ou yonsei, através do app Zoom, das 20 às 22h, de 7 de fevereiro, horário de Brasília. 

Publicidade

De acordo com o atual sistema de visto para yonsei, são elegíveis as pessoas com idade entre 18 e 30 anos, com o N5 do Teste de Proficiência em Língua Japonesa, porém não pode ir acompanhado dos familiares.

A comunidade nikkei vem pedindo repetidamente argumentando que o yonsei é como o sansei – de terceira geração – portanto, pede que o visto seja equiparado.

Em 25 de maio de 2018, cinco entidades representativas encaminharam uma solicitação para revisão do sistema abordando 6 aspectos:

  1. Expansão do sistema de suporte para aceitar cidadão descendente de japoneses de quarta geração
  2. Permissão para levar os membros da família 
  3. Relaxamento ou remoção de restrições de idade 
  4. Relaxamento ou remoção dos requisitos do idioma japonês 
  5. Oferta de oportunidades para aprender hábitos de estilo de vida no Japão 
  6. Realização de seminários explicativos

Esta será a primeira tentativa do governo japonês de receber perguntas diretas das partes envolvidas. Será apresentada uma visão geral do sistema de aceitação de nikkeis de quarta geração, outros status de residência, estágios técnicos, habilidades específicas e outros programas para visitar o Japão, bem como as atividades das associações de nikkeis no exterior e do CIATE.

Do Japão, estarão presentes representantes do Ministério das Relações Exteriores, da Agência de Serviços de Imigração, associações estrangeiras de nikkeis e outras pessoas. A participação de pessoas que trabalham nas empreiteiras também é possível.

O CIATE está aceitando perguntas e solicitações ao governo japonês sobre vistos de quarta geração com antecedência. Para isso, basta preencher o formulário online e sua voz será ouvida (toque aqui para abrir o link). 

A matéria não informou o código de participação do seminário no Zoom, por isso, ao enviar a pergunta solicite-o, ou envie um e-mail para kagueyama@ciate.org.br

Fonte: Diário Brasil Nippou

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Danos e vítimas da nevasca no Japão

Publicado em 25 de janeiro de 2023, em Tempo

As indústrias automobilísticas fecharam as plantas por causa da nevasca e veja as outras ocorrências, com vítimas fatais.

Imagem ilustrativa de neve sobre o pinheiro (StockSnap)

Até as 15h de quarta-feira (25) foram confirmados acidentes, danos e vítimas fatais por causa da nevasca que assolou o Japão nos dois últimos dias.

Publicidade

De acordo com o Corpo de Bombeiros da cidade de Yawata (Hyogo), por volta das 7h30 de quarta-feira, uma ambulância que se dirigia ao local de um acidente de trânsito, derrapou e entrou em um campo de arroz. Nenhum dos 3 paramédicos foi ferido. Outra ambulância foi enviada para o local do acidente.

Foto: NHK

Por volta das 5h30 de quarta-feira, ocorreu um engavetamento envolvendo 12 veículos, entre caminhões e carros, perto da saída Maya, da Harbour Highway, uma via expressa na cidade de Kobe (Hyogo), causado por um dos veículos que derrapou na pista escorregadia por causa da neve. Duas pessoas ficaram feridas, mas nada grave.

Engavetamento na pista coberta de neve (NHK)

Uma aeronave Boeing 767 da All Nippon Airways (ANA), procedente de Hong Kong, colidiu com uma viatura de trabalho na pista da zona de carga do Aeroporto de Narita, por volta das 7h38 de quarta-feira.

Não houve feridos e a ANA averigua o acidente, mas acredita-se que tenha ocorrido por causa da pista escorregadia em função da camada de gelo que se formou por causa da neve na noite anterior.

Boeing da ANA (NHK)

Um kei colidiu com um caminhão que trafegava na pista oposta da rodovia nacional 3 em Amitsu-cho, cidade de Satsumasendai (Kagoshima), por volta das 23h30 de terça-feira (24). O motorista do kei, de 32 anos, foi resgatado e levado para um hospital, onde está em estado grave, inconsciente.

Kei envolvido no acidente (NHK)

Por volta das 17h30 de terça-feira, um japonês de 51 anos morreu atropelado em uma rua da cidade de Fukuchi (Fukuoka), por uma camionete kei. Logo depois do acidente foi transportado para o hospital, onde morreu 4 horas depois. Segundo a polícia, a vítima foi atropelada quando o motorista do kei pisou no freio e o carro girou (spin) por causa do asfalto coberto de neve

Antes do meio-dia de terça-feira, uma árvore caiu sobre um carro percorrendo a rodovia. Atingiu a cabeça do motorista, na faixa dos 60, de Beppu (Oita), o qual foi a óbito. Naquele momento, as rajadas de vento eram muito fortes.   

Carro sob uma árvore, a qual matou o motorista (NHK)

Devido ao vento forte, uma casa agrícola foi destruída na cidade de Seiyo (Ehime), e o vidro da janela de um prédio próximo foi danificado. Uma forte rajada de vento deve ter sido a causa, por volta das 17h de terça-feira.

Casa destruída pelo vento (NHK)

Bem distante de Ehime, no mesmo horário, parte de um andaime foi derrubado, provavelmente pela força do vendaval, em Nerima-ku, Tóquio. O andaime caído bloqueou uma rua próxima mas não houve feridos.

Local onde parte do andaime foi derrubado (NHK)

Por volta das 16h de terça-feira, uma idosa, na faixa dos 90 anos, caiu na calçada, derrubada por uma rajada de vento. Foi levada para o hospital porque bateu a cabeça mas não corre risco de vida.

As indústrias automobilísticas interromperam a produção a partir da tarde de terça-feira em Fukuoka: Nissan Motor Kyushu, Nissan Shatai Kyushu e as 3 da Toyota Motor Kyushu.

Fonte: NHK

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
Estude NIHONGO com o Kumon!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!