A Agência de Meteorologia do Japão (AMJ) inicia a operação de um novo alerta chamado de movimento sísmico prolongado (長周期地震動, o qual se lê choshuki jishindo).
A operação inicia na quarta-feira (1.º) a partir do meio-dia, com o objetivo de preparar a população antes da ocorrência de um grande terremoto, pois costuma ter tremor lento e de longo período, em movimento lateral.
A AMJ explicou que classificou em 4 níveis de movimento sísmico prolongado, portanto, emitirá o alerta quando se prevê que será nos níveis 3 e 4. Os níveis do alerta preliminar choshuki jishindo são:
- Nível 1: as coisas suspensas balançam
- Nível 2: dificuldade em caminhar e as coisas ou objetos não fixados podem cair
- Nível 3: dificuldade para se manter de pé, móveis com rodinhas se locomovem e objetos não fixados caem
- Nível 4: impossível ficar de pé e os móveis não fixados caem
Nessas situações os arranha-céus se movem com mais intensidade nos andares superiores, por isso, a necessidade de alerta preliminar.
A partir do nível 3 se prevê que as pessoas terão dificuldade para se manter de pé e os móveis e objetos não fixados se movem ou caem.
O movimento sísmico de longo período pode causar grandes tremores mesmo em áreas distantes do epicentro, explicou a AMJ.
Esse alerta preliminar tem o objetivo de evitar que as pessoas entrem em pânico e possam se proteger, estando em casa, no trabalho ou escola, buscando se abrigar sob uma mesa.
De acordo com a AMJ ocorreram 33 terremotos desde 2000, com movimento sísmico de longo período (choshuki jishindo), de níveis 3 e 4, incluindo o Grande Terremoto do Leste do Japão em 2011, o Terremoto de Chuetsu em Niigata em 2004 e o Terremoto de Kumamoto em 2016.
Em relação às medidas de segurança em casa, a AMJ recomenda revisar se os móveis estão bem fixados e, na ocorrência de um terremoto, saber como se proteger.
Fontes: ANN e NHK