Bandeira do Japão (banco de imagens)
As capacidades de defesa em fortalecimento do Japão não serão suficientes para compensar a diminuição da influência geral do país na Ásia, disse um think tank australiano em um relatório recente.
Publicidade
De acordo com o relatório de Índice de Poder na Ásia em 2023 do Lowy Institute, o Japão foi classificado em 3º entre 26 países e regiões avaliados em termos de poder compreensivo na Ásia, pontuando 37.2 de um total de 100, queda de 1.4 ponto em comparação ao relatório anterior.
Desde 2018, o Instituto Lowy mede a influência que um país ou região tem na Ásia com base em dados de 8 campos, como economia, poder militar e cultura.
Como o Japão se moveu para ampliar substancialmente gastos de defesa e iniciou exercícios militares conjuntos com os EUA, Austrália e outros países, sua pontuação em capacidade militar aumentou.
Por outro lado, o país sofreu quedas em resiliência, capacidade econômica, influência cultural e influência diplomática.
O declínio na influência geral do Japão na Ásia é devido ao baixo crescimento do Produto Interno Bruto (PIB), assim como sua população em envelhecimento e declínio em investimento e pesquisa, disse o think tank no relatório.
O mais recente relatório de Índice de Poder na Ásia mostrou que os EUA ficaram em primeiro em classificação de poder compreensivo, com pontuação de 80.7, queda de 1.5 ponto.
A China ficou em 2º, com 72.5 pontos, queda de 2.1 pontos principalmente devido a sua rigorosa política “Covid zero”.
A Rússia ficou em 5º, marcando 31.6, com a pontuação do país em influência diplomática sofrendo uma queda significativa devido a sua atual invasão à Ucrânia.
Fonte: Japan Times