Foto meramente ilustrativa de um míssil da Coreia do Norte (Wikimedia)
Às 17h25 de sábado (18), a Guarda Costeira do Japão anunciou que um possível míssil balístico foi lançado da Coreia do Norte, citando informações do Ministério da Defesa.
Publicidade
Nessa ocasião avisou as as embarcações que devem ficar atentas às informações futuras.
~Atualização às 18h20~ Segundo informações da Guarda Costeira e do Ministério da Defesa do Japão o míssil da Coreia do Norte cairá às 18h27 a 200 quilômetros a oeste da Ilha Oshima em Hokkaido. Ou seja, dentro da área da Zona Econômica Exclusiva do Japão – ZEE.
Esta é a segunda vez que a Coreia do Norte lança um míssil balístico desde o dia 1.º do mês passado. Nessa ocasião foi um de curto alcance, mostrando vontade de acelerar ainda mais o desenvolvimento nuclear e de mísseis desde o início do novo ano.
O Estado-Maior Conjunto da Coreia do Sul também informou o mesmo dizendo que foi um míssil balístico ainda não identificado, lançado em direção ao Mar do Leste (Mar do Japão para os japoneses).
Além disso, em novembro, em resposta aos exercícios conjuntos em larga escala entre as Forças Aéreas dos Estados Unidos e da Coreia do Sul, Pyongyang lançou repetidamente os ICBMs (mísseis balísticos intercontinentais), no total de 6 em um mês.
Em dezembro também disparou 2 mísseis balísticos de médio alcance no dia 18, 2 de curto alcance em 23 e no último dia do ano mais 3, em direção ao Mar do Leste (Mar do Japão).
Fontes: News Digest, NHK e Yonhap News Agency