Cérebro de 319 milhões de anos foi descoberto e pode ser o mais antigo de seu tipo

O fóssil do crânio que pertence ao extinto Coccocephalus wildi foi descoberto em uma mina de carvão na Inglaterra há mais de um século.

O fóssil do crânio que pertence ao extinto Coccocephalus wildi (YouTube/Science X: Phys.org, Medical Xpress, Tech Xplore)

Um escaneamento de um crânio de um peixe fossilizado de 319 milhões de anos levou à descoberta do exemplo mais antigo de um cérebro de vertebrado bem preservado, oferecendo nova luz à evolução primitiva de peixes ósseos.

Publicidade

O fóssil do crânio que pertence ao extinto Coccocephalus wildi foi descoberto em uma mina de carvão na Inglaterra há mais de um século, de acordo com pesquisadores do estudo publicado no jornal Nature na quarta-feira (1º).

O fóssil é a única espécie conhecida do peixe, então cientistas da Universidade de Michigan nos EUA e da Universidade de Birmingham no Reino Unido usaram técnica de imagem não destrutiva de tomografia computadorizada (CT) para olhar o interior e examinar sua estrutura.

Ao fazer isso veio a surpresa. A imagem de CT mostrou uma “bolha não identificada”, disse a Universidade de Michigan em um comunicado de imprensa.

O distinto objeto em 3D tinha uma estrutura claramente definida com características encontradas em cérebros de vertebrados: ele era bilateralmente simétrico, continha espaços ocos similares em aparência a ventrículos e tinha filamentos estendidos que lembravam nervos cranianos.

“Foi tão inesperado que levamos um tempo para estarmos certos de que era realmente um cérebro.

Além de ser simplesmente uma curiosidade de preservação, a anatomia do cérebro nesse fóssil tem grandes implicações para nosso entendimento sobre evolução do cérebro em peixes”, disse a coautora do estudo, Sam Giles, uma paleontóloga de vertebrados e pesquisadora sênior na Universidade de Birmingham.

Fonte: CNN

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Balão de espionagem chinês sobrevoa os EUA, diz Pentágono

Publicado em 3 de fevereiro de 2023, em Notícias do Mundo

O governo dos EUA detectou e está rastreando o balão de vigilância de alta altitude.

O balão de espionagem chinês suspeito tem sobrevoado os EUA há alguns dias (Twitter/@DOWNLOADdotNEWS)

Um balão de espionagem chinês suspeito tem sobrevoado os EUA há alguns dias, e altos oficiais do país desaconselharam o presidente Joe Biden a abatê-lo por medo de que os detritos possam representar uma ameaça de segurança.

Publicidade

O incidente recorda as extensões as quais Pequim e Washington estão dispostos a ir para espionar um ao outro em meio ao aumento de tensões entre as superpotências.

“O governo dos EUA detectou e está rastreando um balão de vigilância de alta altitude que está sobre o continente bem agora”, disse aos repórteres o porta-voz do Pentágono, o general de brigada Patrick Ryder.

“Atualmente, o balão está viajando a uma altitude bem acima do tráfego aéreo comercial e não representa uma ameaça militar ou física às pessoas em solo”.

O senador dos EUA, o Republicano superior no comitê de inteligência do Senado, disse que o balão de espionagem era alarmante, mas não inesperado.

A notícia é divulgada enquanto o diretor da CIA, William Burns, estava discursando em um evento na Universidade de Georgetown de Washington, na qual ele chamou a China de “maior desafio geopolítico” que os EUA enfrentam atualmente.

Os dois países, que são as maiores economias do mundo, têm vivenciado tensões por causa de Taiwan, registro de direitos humanos da China e sua atividade militar no Mar do Sul da China.

O secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, deve visitar a China nos próximos dias.

Fonte: Channel News Asia

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
Estude NIHONGO com o Kumon!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!