Uma empresa em Hamamatsu (Shizuoka) lançará em 1º de março uma mochila escolar que flutua na água para ajudar a proteger as crianças em acidentes relacionados à água e desastres, com base em lições aprendidas do Grande Terremoto e Tsunami no Leste do Japão de 2011.
A Sakae Shokai, uma fabricante e distribuidora de acessórios para óculos sediada em Hamamatsu, testou suas novas mochilas “Ukuran” como salva-vidas em estudantes do primário em piscinas e no Lago Hamana.
Pessoas que trabalham como salva-vidas deram altas notas para a mochilas.
A mochila salva-vidas é criação de um homem na faixa dos 70 anos que visitou a Escola Primária Okawa em Ishinomaki (Miyagi) destruída pelo tsunami e terremoto de 2011 com a perda de muitos estudantes e funcionários.
Ele ficou pensando se poderia haver uma maneira de salvar as crianças e teve a ideia de mochilas que flutuam. Ele então entrou em contato com a Sakae Shokai e reuniões para comercializar o produto começaram em fevereiro de 2018.
O nome Ukuran vem das palavras “uku” (flutuar) e “ran” de randoseru.
A mochila de 1,5Kg é feita de nylon. Em um experimento conduzido pelo Instituto de Pesquisa de Engenharia Marinha, a mochila ficou flutuando por 24 horas mesmo com um peso de 7,5Kg anexado à ela.
Seu preço é de ¥49,5 mil (cerca de US$380). Para mais detalhes sobre a mochila salva-vidas, toque aqui.
Fonte: Mainichi