O secretário-chefe do gabinete, Hirokazu Matsuno, declarou em coletiva de imprensa na segunda-feira (20), que a Coreia do Norte fez lançamentos de 2 mísseis por volta das 7h desse dia, mas a Guarda Costeira do Japão informou que foram 3.
“A informação do número de lançamentos de mísseis da Coreia do Norte, da Guarda Costeira do Japão não representa o real”, disse ele. Esclareceu que o segundo disparo foi contabilizado erroneamente como mais um, o que gerou essa informação errônea.
Por outro lado, em relação ao míssil que a Coreia do Norte lançou no sábado (18) e que se acredita ter caído na Zona Econômica Exclusiva (ZEE) do Japão, esclareceu que é um míssil balístico intercontinental (ICBM) Hwasong-15.
“Está claro que a Coreia do Norte está buscando a aplicação prática de mísseis balísticos da classe ICBM. Continuaremos a colocar todos os nossos esforços na coleta de informações, alerta e vigilância e tomaremos todas as medidas possíveis para garantir a paz e a segurança de nosso país”, enfatizou Matsuno.
Fonte: Sankei